sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TIRAS E PÁGINAS DOMINICAIS


Os mais antigos com certeza se lembram das tiras diárias de quadrinhos que eram publicadas nos jornais, em todos os generos: aventuras, cômicos, históricos, infantis.
E nos domingos os suplementos dominicais traziam as páginas dominicais com uma história diferente das tiras semanais.
O Blog Fantasma Brasil quer resgatar esta atmosfera dos antigos jornais apresentando as tiras semanais e a página dominical que será publicada no fim de semana.

Fantasma - A Prova 005

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA - I


RAY MOORE

O desenhista americano, famoso por ter criado "O Fantasma" (The Phantom) junto com Lee Falk, Ray S. Moore nasceu em Montgomery City, Missouri, e começou nos quadrinhos como assistente de Phil Davis em "Mandrake, o Mágico" (também de Falk).
Falar sobre o trabalho de Ray Moore talvez se torne um tanto desnecessário, pois qualquer leitor com um mínimo de entrosamento com as HQs conhece o seu estilo de desenho e a sua grande capacidade de movimentar visualmente os roteiros de Falk.
O desenhista Ray Moore foi o criador do visual do Fantasma, caprichou com seu traço misterioso, estilo filme noir, cheio de sombras sugestivas, cenas noturnas, contornos suaves e mágicos. O Fantasma, que saiu nos jornais no dia 17 de fevereiro de 1936, foi um sucesso absoluto.
A realidade é que apesar de seus sucessores serem ótimos ilustradores, nunca mais o personagem teve aquele estilo mágico que Ray Moore imprimiu, que levou-o a receber no Brasil o titulo de: “Fantasma Voador”; pelos  saltos e performance quase que impossiveis que o Fantasma realizava pelas mãos do talentoso ilustrador.
Talvez fosse mais interessante falar sobre quem foi Ray Moore. Mas aí a grande decepção, pois pouco se sabe sobre ele. Na verdade, o homem acabou se tornando mais misterioso que o próprio 'Fantasma'.

A exemplo de Allen Dean (o desenhista de 'King of the Royal Mounted' e “Tex Thorne'), Moore desapareceu completamente do cenário dos quadrinhos após deixar 'The Phantom', em 1948.
Consta que ele sofreu um sério acidente automobilístico em 1942, mas há versões que falam sobre um ferimento na guerra ou excesso de bebida. Na realidade, a partir de 1942, a historieta foi entregue ao então anônimo assistente de Moore: Wilson Mc Coy. Mas até 1948, esporadicamente, Moore voltava a desenhar histórias completas ou parte delas.
Wilson Mc Coy, foi tomando conta do personagem, assumindo a obra trabalhando com o personagem de 1947 até o ano de 1961.
Com a morte de Mc Coy, o King Features Syndicate fez um concurso para desenhistas e entre os aspirantes se encontrava nada menos que Ray Moore. Alguns dizem que o antigo desenhista do Fantasma tinha problemas de alcoolismo. Outros falam que estava fora de ritmo para trabalhar numa tira diária. Seja como for, Moore foi rejeitado.
Curiosamente, Ray Moore não tinha o costume de assinar os seus desenhos. Como muitos já devem ter percebido, poucas são as tiras assinadas pelo desenhista. Hoje, um original de Moore é algo raro no mercado americano e uma tira sua, assinada, consegue cotações elevadíssimas entre os colecionadores dos EUA e Europa.”
sua trajetória no "Fantasma", Moore fez o herói com o físico longelínio, esguio, dentro de um cenário repleto de sombras e mistério. Foi conquistando admiradores célebres, como Federico Fellini e Umberto Eco.
Ray Moore, faleceu dia 13 de janeiro, aos 78 anos, vítima de derrame cerebral, em Kirkwood, subúrbio de Saint Louis, Missouri.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...