terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fantasma - A Prova 026

E começa o grande desafio para Kit e Heloise, escalarem juntos com o Fantasma o paredão rochoso, como será que eles irão se comportar?

A GRANDE OBRA DE LEE FALK

Olá meus amigos, uma boa Terça Feira a todos, a nossa caminhada desvendando toda a obra de Lee Falk continua, iremos ver hoje como ficou o legado deste grande escritor. Quem poderia dar continuidade as aventuras deste grande herói?
Veremos a resposta a esta pergunta!





TONY DE PAUL






O dia 13 de Março de 1999, foi um dia muito marcante na vida dos leitores das histórias em quadrinhos do Fantasma, neste dia faleceu o criador e grande roteirista do maior ícone das histórias em quadrinhos mundiais: Lee Falk.




Depois do grande choque da perda veio a grande pergunta que não queria calar: “E agora quem poderá escrever as histórias do “homem que não pode morrer?” Quem estaria a altura para ocupar o lugar deste grande escritor que se tornou um mito maior que a sua própria criação, afinal o único premiado no salão de Lucca (Italia) que premiava exclusivamente ilustradores, sendo ele ”roteirista” e não ilustrador de histórias em quadrinhos.
A King Features Syndicate, ficou com esta dificil tarefa de encontrar um substituto para Lee Falk, e este desafio ficou para o seu editor Jay Kennedy; que começou a investigar e procurar alguém a altura de executar essa missão que parecia impossivel.
O escolhido foi um jornalista que trabalhou por 26 anos como reporter num jornal e que começou a escrever roteiros para histórias em quadrinhos como uma forma de conseguir uma renda extra, e um trabalho divertido. Tony DePaul já vinha escrevendo roteiros do Fantasma para a editora Egmont da Escandinávia desde 1993, portanto era a pessoa mais indicada para dar continuidade às tiras e páginas dominicais para King Features Syndicate.
Tony DePaul é natural da Philadélfia nascido no ano de 1954, formado em jornalismo, trabalhou por 26 anos como reporter e atualmente está trabalhando como reporter free lance.
Sua bagagem para escrever os roteiros do Fantasma, vem do acompanhamento da obra de Lee Falk desde 1960 quando conheceu o herói e desde então acompanhou as tiras.
A grande vantagem oferecida por Tony para a obra, é que ele tem atualizado o personagem colocando o Fantasma em contato com toda a tecnologia dos dias atuais (computador, celular, e-mail, GPS e tudo que o mundo moderno oferece), fora isso Tony tem modernizado também a figura do herói, por exemplo: nas tiras atuais quando o Fantasma atua na cidade, ele já não utiliza aquele antiquado sobretudo e chapéu clássico; e encontramos o Fantasma usando jaqueta, camiseta, boné acompanhado do tradicional óculos escuros que esconde sua mascara, com tudo isso o personagem ficou com mais liberdade e chamando menos a atenção para si.
Tony explica que a diferença entre os trabalhos que cria para a editora Egmont (no formato de comic book) e as tiras para a King Features Syndicate é que nas tiras o espaço é limitado. Ele comenta também que a King lhe dá toda a liberdade de criação apesar das histórias terem que passar pela aprovação do editor Jay Kennedy, mas que nunca teve problemas.

 
Tira diária com roteiro de Tony DePaul e ilustrada por Paul Ryan

 
Tony DePaul comenta que a mudança de ilustradores de George Olesen para Paul Ryan, não afetou em nada o seu trabalho, principalmente porque já vinha fazendo parceria com Paul Ryan nas histórias para a editora Egmont. Tony DePaul dividia os roteiros com outro roteirista: Olaes Reimerthi que fazia as histórias das páginas dominicais, mas a partir de 2009 tornou-se o roteirista oficial das tiras diárias e das páginas dominicais.









revistas com roteiros de Tony DePaul e ilustrações de Paul Ryan para a Editora Egmont.


Podemos afirmar que a obra de Lee Falk se encontra em boas mãos com o trabalho competente deste grande jornalista e escritor portanto: The Phantom is “The man who can't die, Long Life Phantom”; Tony DePaul está contribuindo para que isso aconteça e a grande obra de Lee Falk está sendo perpetuada.









Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...