sexta-feira, 19 de novembro de 2010

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA IX


Olá amigos finalmente chegou o fim de semana, e para comemorar vamos conhecer mais um ilustrador da obra de Lee Falk e este colaborou de forma "dupla" como veremos no artigo.



HAROLD (FRED) FREDERICKS


Harold (Fred) Fredericks nasceu na cidade de Atlantic City no estado de New Jersey no dia 09 de Agosto de 1929.
Depois de deixar o serviço militar Fred Fredericks ingressou e se formou pela “School of Visual Arts” de Nova York.
Fred Fredericks ficou conhecido por escrever a história em quadrinhos “Rebeldes” para “Shoolastic Magazine” em meados de 60 que era distribuída nas escolas.


Desde o inicio de sua carreira teve sua vida artística ligada a obra de Lee Falk, não ao personagem Fantasma, mas a sua outra grande criação “Mandrake, o mágico”.


Iniciou com assistente do criador do visual do Mandrake: “Phil Daves”, e depois do falecimento de Phil Daves em 1964 Fred Fredericks assumiu a tira diária trabalhando nela por mais de 40 anos.
 Phil Daves o criador visual de Mandrake

Quando Fred Fredericks assumiu o personagem, Lee Falk resolveu modernizar e modificar as caracteristicas do Mandrake; deixando-o mais baseado na realidade concentrando-se menos na ficção cientifica e fantasia dos primeiros tempos, transformando o Mandrake numa espécie de agente secreto, muitas vezes ajudando a policia a resolver os casos mais complexo e misteriosos.







Mandrake utilizando a fantasia e ilusionismo no traço de Phil Daves




Mandrake com roteiro mais modernizado no traço de Fred Fredericks

Mas, Fred Fredericks também é conhecido por desenhar o "Fantasma" nas tiras diárias por quase 10 anos, Grahan Nolan o sucedeu quando Fred resolveu se dedicar totalmente ao Mandrake.



Tira diária do Fantasma ilustrada por Fred Fredericks

Ainda nos anos 60 Fred trabalhou para as editoras “Goden Key Comics” e “Dell Comics” desenhando para vários títulos como: “Nancy”, “Boris Carloff”, “The Twilight Zone”, “The Mighty Mouse”, “Barney Google”, “Snuffy Smith Bulhwinke”, “Mister Ed” e “The Monsters”.

Alguns dos trabalhos de Fredericks para  "Golden Key" e "Dell Comics"

Fred Fredericks é conhecido também por fazer a arte-final (inker) de várias revistas em quadrinhos para a editora “marvel Comics” na década de 90 como: “Justiceiro”, “Nth Man”, “O Ultimate Ninja”, “Defensores da Terra”, “Demolidor”, “Quasar” e “GI Joe”.

Alguns dos trabalhos de Fredericks para "Marvel Comics" dos anos 90

Após a morte de Lee Falk em 1999 Fred ficou responsável por escrever os roteiros para as tiras de Mandrake. Fred Fredericks tem um grande número de fãs ao redor do mundo, e o seu trabalho é visto diariamente por milhares de leitores nos jornais.
Em 2002 Fred Fredericks deixou de fazer as páginas dominicais de Mandrake, mas continua a produzir as tiras diárias, e a partir de 2002, muitas vezes promoveu o “crossover” com o Mandrake e Fantasma em várias histórias.

Tira diária desenhada por Fredericks com “crossover” do Fantasma e Mandrake

No ano 1972 Fred Fredericks deixou o estado de Nova Jersey e mudou-se para Cope Cod no estado de Massachusetts onde vive até hoje com sua esposa “Frances” e um casal de filhos: “Connie” e “Patrick”.




Ilustração onde o Fantasma e Mandrake reclamam com "Frederics" (na prancheta) que não querem suas caracteristicas trocadas.

Fantasma - A Prova 045

O Fantasma deixa seus filhos Kit e Heloise e volta para a Floresta Negra, mas eles não estão desprotegidos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...