sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Fantasma - A Prova 057

Na tira diária de hoje podemos notar que Kit tem noção de sua missão e que precisa estar preparado...

GRANDES ILUSTRADORES DO FANTASMA - XI

Olá meus amigos, finalmente a Sexta Feira, fim de semana chegando, e Sexta é dia de postagem "Especial", onde falamos dos grandes mestres da ilustração que trabalharam nesta grande criação mundial dos quadrinhos: O FANTASMA.
Hoje iremos tratar a respeito da carreira de um grande artista que além de desenhar foi também um grande pintor...
Oferecemos esta postagem a todos os seguidores que acompanham esse nosso trabalho e em especial ao nosso amigo José de Queiroz Filho  lá de Salvador que aprecia nossas crônicas a respeito destes grandes artistas.

DON NEWTON



Don Newton nasceu no dia 12 de Novembro de 1934 em St. Charles, na Virginia, aos 4 anos foi diagnosticado com Asma e para que Don tivesse melhores condições de saúde a família Newton mudou-se para o Arizona.
Até meados de 1960, Don Newton ensinou arte em Phoenix, trabalhou inicialmente para a “Associação de Quadrinhos de Ficção Cientifica” (SFCA) e tornou-se o desenhista das publicações da associação entre 1968 a 1973 produzindo mais de duas duzias de capas para a revista; “Rocket Blast/Comic Collector “ (RBCC) além de trabalhar para mais de 100 fanzines.





Vários números da Revista Rocket Blast da “SFCA” ilustradas por Don Newton







Alguns dos muitos “fanzines” confeccionados por Don Newton


Outro trabalho importante de Newton foram as tiras diárias: “A Terra Selvagem”.


Tiras diárias de Don Newton “A Terra Selvagem”

Don Newton tentou por vários anos entrar na “editora DC Comics” e na “editora Marvel Comics”, mas a distancia por morar no estado do Arizona dificultou para que isso ocorresse.
Por esse motivo Newton enviou alguns trabalhos para duas editoras: “editora Nicola Cuti” e “editora Charlton Comics”; onde teve seu primeiro trabalho profissional publicado.
O primeiro trabalho de Newton apareceu na revista “Ghostly Haunts” # 18 em março de 1964, e posteriomente iria trabalhar nas revistas de terror da Charlton por um ano e meio além de desenhar as revistas Don Newton iria se destacar pelas maravilhosas pinturas que realizou e que eram utilizadas para as capas das revistas e romances.


Vários títulos nos quais Don Newton trabalhou na editora Charton Comics


Mas, Don Newton ficou muito conhecido por seu trabalho em: O Fantasma, Aquaman e Batman. Trabalhou também no Capitão Marvel e família personagem de C.C .Beck.
Em Outubro 1975, saiu a primeira edição desenhada por Newton do Fantasma, # 67, ele executou a parte de lápis, a arte final de toda a sua obra na revista do Fantasma e fornecia as pinturas maravilhosas para as capas de cada edição.
Uma das histórias mais famosas do Fantasma desenhada por Newton, foi uma em que um antepassado do Fantasma encontra Benjamin Fralklin no ano de 1776, cuja capa tem uma bela pintura de Newton mostrando o Fantasma da época com uma espada em uma das mãos e uma pistola de pederneira na outra; tendo ao fundo esfumaçado uma bandeira esfarrapada de 13 estrelas referindo-se a época da Declaração da Indepêndencia.


As maravilhosas pinturas de Don Newton que se transformaram em capas da revista

Capas produzidas a partir das pinturas de Don Newton


A Famosa capa da história do Fantasma de 1776 da Declaração da Independência

Outro trabalho para Charlton foi uma revista clássica que trazia a vida dos astros de Hollywood como: Hamphey Bogart, Lauren Bacall, Sydney Greenstreet, Peter Lorre e Claude Rains.
A verdade é que Don Newton sempre víra a editora Charlton como um trampolim para conseguir trabalhar na editora Marvel Comics. Ele conseguiu e teve uma passagem pela Marvel trabalhando na revista : “Os Defensores”, “Kung Fu”, além de fazer capas para a “Espada Selvagem de Conan”, e “Ghost Rider”.

Mais tarde foi trabalhar na editora DC Comics onde fez a parte de lápis das tiras de “Aquaman” com arte final de “Dan Adkins”.

Tiras diárias de Aquaman ilustradas por Don Newton


Um dos sonhos de Don Newton ao longo de sua carreira era um dia poder desenhar o personagem “Capitão Marvel” e seu desejo se realizou em 1978 quando a DC Comics adquiriu os direitos do personagem e ele foi contratado como o novo desenhista para o título: “Shazan”. Nesta ocasião Newton escreveu aos amigos para descrever a emoção que estava sentindo, e trabalhou no título até 1982.


O grande sonho de Don Newton realizado: desenhar o Capitão Marvel para o título “Shazan”

Don Newton ilustrou um dos personagens principais da DC Comics: "Batman" e iniciou seu trabalho no # 305 e desenhou 79 histórias de Batman ou membros da família Batman.



Em 1979 retornou a Marvel Comics para desenhar o “Capitão America”, mas como o título estava com o desenhista canadense John Byrne, foi desenhar “Os Vingadores”, e teve “Joe Rubistein” como seu arte-finalista durante todo esse trabalho.



Em 1981 Newton voltou para a Dc Comics devido a uma proposta financeira irrecusável, onde trabalhou na revista: “Lanterna Verde” em 1982 e na revista “Tropa dos Lanternas Verde”



Don Newton veio a falecer em 19 de Agosto de 1984 em decorrência de um ataque cardíaco, depois de sofrer por meses de uma doença da garganta. 

A este grande artista as nossas homenagens, pelo seu talento e pela sua contribuição nesta grande obra do quadrinhos mundiais: “O FANTASMA”.

Ilustração do Fantasma feita para a revista "RBCC" (Rocket Blast/Comic Collector)
 




















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...