sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

FANTASMA - LICENCIADO V

Olá amigos temos hoje mais um artigo sobre as editoras que publicaram o Fantasma nos EUA.


 
O FANTASMA NA MOONSTONE BOOKS


Depois de uma ausência de 7 anos, o Fantasma voltou para as Comic Shops americanas (lojas que vendem revistas em quadrinhos).
No ano de 2002 uma pequena editora independente do subúrbios do sul de Chicago obteve o licenciamento para publicar o Fantasma em Agosto de 2000, após o inicio das negociações com a Hearst em Novembro de 1999.
Foi ai que esta pequena editora de propriedade de um criador de quadrinhos em preto e branco, decidiu mergulhar de cabeça em Graphic Novels em cores, o nome dela: Moonstone Books que acabou se tornando a nova casa do “Espírito que Anda”.
A primeira edição de O Fantasma surgiu em Fevereiro de 2002, veio como uma grande surpresa para os fãs e iria se tornar o título mais importante da Moonstone Books.

Iniciado em Fevereiro de 2002, a Moonstone produziu uma série de 8 graphic novels, cada edição possuia 52 páginas de papel brilhante de alta qualidade e cores vibrantes. A bela arte criada por Joel Naprstek lembravam as clássicas capas da editora Golden Key e da Editora Avon pintadas por George Wilson. A ultima revista neste formato foi publicada em Junho de 2004.
Em 2006 a Moonstone voltou a publicar no formato Graphic Novel com o “Legado”, agora com 100 páginas e o preço nos EUA dobrou indo para US $ 12,95.
Esta revista foi concebida para se parecer com a crônica real do primeiro Fantasma, para tanto foi impresso na formas de manuscrito em uma fonte florida escrito a mão em páginas com um efeito de pergaminho, desgastado pela mancha de uma tinta ocasional causada pela água de um copo para dar mais autenticidade.
Cada página dupla apresentava uma pena com cor de tinta diferente e ilustração no estilo das gravações à moda antiga. Mas ali estava o grande defeito da edição: ele tenta ser uma simples crônica, mas foi apresentado em um estilo visual destinado a entreter o leitor e, portanto, diluia a sua autenticidade.
Será que o primeiro Fantasma foi tão narcisista para ilustrar suas próprias crônicas? Certamente que não. Adicionado a isso, a história partiu substancialmente dos conceitos de Lee Falk em muitos aspectos. O resultado final foi decepcionante que ficou aquém das que a precederam.




Capas de algumas Graphic Novels











Livro – O Espírito que Anda - 2003 

As três primeiras histórias publicadas pela Moonstone Books foram reunidas em um livro em Maio de 2003: A Web Singh, Os tesouros de Bangalla, The Ghost Killer (publicadas na ordem em que foram escritas). Este livro foi publicado em 164 páginas a cores com um preço de capa de US $ 16,95. O tipo de papel fosco como nos romanses gráficos originais. A arte de capa foi uma obra fantástica de Douglas Klauba.

O livro trouxe a introdução de Ed Rhodes editor do “Amigos do Fantasma”, comentários de Ben Raab e Ron Goulart, e um caderno de bônus com a arte de vários artistas. Essa edição se esgotou dos comic shops rapidamente. Uma segunda edição com uma capa alternativa foi lançada no começo de 2006.




      Douglas Klauba artista que criou belíssimas capas para a Moonstone


Revista Mensal – O Fantasma – 2003


Em 2003 a Moonstone Comics decidiu trocar o formato Graphic Novel por uma revista mensal de O Fantasma a partir de Dezembro daquele ano. As revistas possuíam 36 páginas com histórias que formam arcos de duas edições. A qualidade de impressão mais uma vez era excelente, apesar da colorido ser muito escuro. Essa série mensal teve muitos arcos e muitas histórias foram escritas.
A partir do # 12 Ed Rhodes do “Amigos do Fantasma” começou a colaborar com uma coluna regular mensal.
Em 1999 Ed Rhodes, editor do Portal “Amigos do Fantasma” uma das maiores referências na Net sobre o Fantasma, era o consultor a respeito de assuntos sobre o Fantasma, e seu nome constava em todas as edições; esta parceria com a editora foi até Janeiro de 2006.
Ed deixou de colaborar com a editora devido a divergências com os editores devido aos roteiros violentos onde o Fantasma feria os adversários a tiros ou então os vilões eram esfaqueados uma violência que contrariava a caracteristica do personagem. Ed Rhodes fez de tudo para a mudança dos roteiros, mas foi ignorado porque era uma ideia contrária a dos editores que argumentavam que: “era isso que o publico queria, e era isso que vendia revistas”.
Em Janeiro de 2007 a Moonstone Books lançou a edição “Fantasma Anual” a edição tinha 68 páginas com um belo colorido e dividida em cinco capítulos, cada uma com um escritor, um artista e um colorista diferentes. Mas ai param a s diferenças, pois cada história abordava o mesmo tema; com o Fantasma enfrentando os piratas Singh, cada um em épocas e locais diferentes, e se enfrentam até o final do dia para cada um recuperar um pedaço de uma estatueta de um dragão de Jade. A premissa da história é idiota, porque normalmente o Fantasma só precisa proteger o pedaço da estatueta para evitar que ao junta-los eles liberem “poderes mágicos” voltando à vida, e mesmo assim ele vai em frente e junta os pedaços. E o Fantasma é atraído para entregar o dragão completo aos Singh, no capítulo final.
Um ponto alto desta edição anual é a arte fortemente detalhada de Rubens Procópio no capítulo 2, apesar que apresentar alguns “defeitos” de perspectiva.













Páginas Dominicais de Grahan Nolan (2005)

Em 2005 a Moonstone Books se interessou em fazer a reimpressão de uma coleção das Páginas Dominicais. O volume 1 foi publicado em Fevereiro e era a coletânea de 4 histórias das páginas dominicais com arte de Grahan Nolan: Os comerciantes da guerra, A pasta, Terror em Mawitaan, A pedra Simbad (2001 a 2004). A edição tinha 108 páginas a cores e o preço de capa US $ 13,95. A capa foi desenhada de forma soberba por Grahan Nolan e colorida por Ken Wolak. O papel era fosco com cores vibrantes e uma excelente qualidade de impressão. A capa era no formato retrato e as páginas internas foram em formato paisagem para se adequar ao lay out das páginas dominicais; o livro foi apresentado pelo próprio Grahan Nolan.
O volume 2 foi publicado em Dezembro de 2005 e coletados de 5 histórias das páginas dominicais, com arte de Grahan Nolan: Secret Woduro, Lion 's Head O Tamarine, Snake 's Island A Deusa, A Fortaleza Viking e The Ghost Train (2000 a 2005). O livro possui 148 páginas a cores e o preço de capa de US $ 16,95.
A capa foi desenhada por Grahan Nolan, e colorida por Pedro Pantazis. O formato de impressão foi a mesma do volume 1.
No conjunto os volumes 1 e 2 apresentam a sequencia completa das pranchas dominicais entre Agosto de 2000 a Março de 2005, e são um belo acervo para os interessados na obra do herói no “pós-Falk” período da tiras de jornais.
A Moonstone tinha planos de lançar uma edição “Premium” com um encadernado dos dois volumes em capa dura, mas a cotação de preço nos EUA foi considerado absurda de US $ 69,95!
Como houve um apoio muito pequeno dos varejistas (Comic Shops), o plano foi cancelado.







Livro – Morte na Floresta Negra - (2005) 
 
As duas primeiras histórias (quatro revistas em quadrinhos da série da Moonstone Books) foram coletados e lançados como livro em 2005: Pedras de Sangue e Curse of The Phantom.
Este livro foi composto por 124 páginas a cores e tinha o preço de capa de US $ 14,95.
A arte de capa foi de Pat Quinn e McCaig Dave. Se você estiver em duvida entre o livro e as revistas em quadrinhos normais com estas histórias – você vai poder economizar 1 dolar se ficar com as revistas originais e ficará melhor servido.


Maxi Série - Fantasma Gerações


Ainda em 2009 veio um grande lançamento da Moonstone Books: uma Maxi Série com 21 edições intitulada “Phantom Generations” com cada um dos 21 Fantasmas se destacando com sua própria história. Essa maxi série teve várias equipes de criação, incluindo escritores tais como: Ben Raab, Tom DeFalco, Tony Bedard, Murray Will e Mike Bullock. Ainda foram incluidos no projeto artistas como Pat Quinn, Alex Saviuk, Don Hudson, Scott Brooks e Zeu. Já imaginaram meus amigos esse material publicado no Brasil? É, sonhar não custa nada.









Fantasma em Ação


Uma terceira revista ainda foi publicada pela Moonstone Books intitulada: “O Fantasma em Ação”, com história escrita por Mike Bullock que reuniu o Fantasma e o Capitão Ação.







Uma mini-série com cinco edições em preto e branco intitulada: “The Phantom Double Shot”. E também uma minissérie em duas edições chamada: “The Phantom Unmasked”








Mini Série "Phantom Double Shot"




Minissérie “O Fantasma Desmascarado”


Essa passagem do Fantasma pela editora Moonstone Books, foi muito rica e obteve muito sucesso e ajudou a projetar o nome desta pequena editora, fazendo da revista do Fantasma a sua principal publicação.
O personagem do Fantasma também acabou lucrando com este licenciamento, pois o personagem acabou fortalecido, ficou muito mais conhecido nas novas gerações, acabou modernizado, atualizando o Fantasma para os dias de hoje mais coerente com os problemas do mundo atual, alem de servir de laboratório para vários artistas e estilos diferentes que foram experimentados na revista.
Até o nosso próximo artigo onde trataremos de outro licenciamento do nosso personagem preferido, espero que tenham gostado.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...