sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

O VELHO MOZ


Hoje o Fantasma Brasil nos leva a conhecer melhor um personagem bastante carismático do universo do Fantasma que é muito querido pelos fãs.
Bem-vindo à Vila Bandar, lar da tribo dos pigmeus Bandar. Localizada no coração da floresta profunda, a vila está bem perto da Caverna da Caveira, onde 21 gerações de “Fantasmas” fizeram dela a sua casa ao longo dos últimos quatro séculos.

A Vila Bandar é também o lar do velho Moz que é uma especie de “arquivo vivo”. Nos ensinamentos da selva, a memória de grandes feitos e grandes desastres são transmitidas ​​de boca em boca na história das tribos. Moz, este senhor idoso,
não sabe ler ou escrever, mas sabe toda a história da floresta e as tradições tribais que são transmitidas de pai para filho.
 Bem como a linhagem do Fantasma onde o filho segue o pai, o velho Moz é descendente de uma linhagem longa de “arquivos vivos”. Ele é guardião da memória tribal Bandar e guardião da tradição do Fantasma!
O "contador de histórias", o "homem sábio da selva" a impressão que se tem é que o personagem esteve presente desde o início da mitologia do Fantasma, mas na verdade, ele fez a sua primeira aparição em Fevereiro de 1971 na página dominical: “A Bruxa de Gooley-
Gooley .

O Velho Moz teve a sua estreia na aventura clássica: A Bruxa de Gooley-Gooley

Moz desempenhou apenas um pequeno papel nesta história, mas com o passar dos anos vai assumindo uma importância tão grande quanto Guran, uma vez que é uma espécie de oráculo da selva.

Muitas vezes o Fantasma vai consultar o velho Moz sobre algum mistério

Ao longo dos anos, em muitas histórias dos antecessores do Fantasma, encontramos também os antecessores do velho Moz conhecido por diferentes nomes e com grafia diferente, sendo estes alguns dos exemplos:  ... Velho Moze .. Mozz Ageless ... e o vovô Mozz .
A primeira aparição de um desses personagens guardiões da história e das tradições está numa aventura desenhada por Wilson McCoy  de 1953, na página dominical: "A lenda da corrente", onde Lee Falk introduziu um velho sábio Bandar chamado Woru.
Woru, assim como o velho Moz dos tempos atuais, desempenha um papel importante em "A lenda da corrente" de passar uma mensagem pessoal de aconselhamento oportuno para o 21° Fantasma (o atual), deixada por seu pai, o 20° Fantasma.

Woru que ficou encarregado pelo 20° Fantasma de contar a história da corrente que fica presa ao Trono da Caveira (aqui numa releitura da história desenhada por Bill Lignante)


Lee Falk desenvolveu o caráter do personagem de maneira que, Moz é capaz de preencher espaços em branco das Crônicas do Fantasma por exibir uma memória incrível para acontecimentos muito antigos.

Muitas vezes o conhecimento do velho Moz soluciona mistérios das Crônicas do Fantasma

Quando esse fato se tornou um pouco cansativo, Falk começou a atribuir a Moz a capacidade de falar por enigmas. Ele apresentava enigmas para o Fantasma pensar e interpretar, e esses enigmas é que deixava as histórias ainda mais misteriosas! Moz foi um convidado muito importante no casamento do 21° Fantasma.

No casamento do Fantasma o velho Moz teve a honra de ser o Mestre de Cerimonias do evento

Ele ocasionalmente está entre os bandar, mas vive recluso em sua caverna (apesar de ser um membro da tribo Bandar), sua idade permanece um mistério. Em 1977 na aventura: O Guardião das Trevas Orientais, o Fantasma e Rex procuram o velho Moz para descobrirem o motivo do Fantasma possuir este título; Moz é um historiador da selva, um dos “arquivos vivos", conhecedor de tudo o que está nas Crônicas, e mais a história de sua tribo.

O Fantasma e Diana ouvem as histórias do velho Moz

Moz também vive situações de humor, quando tem suas "histórias fantasiosas" reprovadas por uma ranzinza professora local, a Srta. Tagama. É o confronto entre a ciência e a misticismo.





A professora Srta. Tagama que reprova as histórias às vezes consideradas “fantasiosas” do velho Moz


A criação maravilhosa de Lee Falk o Fantasma o induziu a criar incontáveis ​ outros "filhos", proporcionando inúmeras horas de prazer para seus os leitores; através destes “filhos” que Falk criou e alimentou durante toda a sua vida.

Os magnicos personagens criados por Lee Falk


Ai está meus amigos mais uma maravilhosa faceta do universo do Fantasma criado por Lee Falk, este fantástico escritor que teve seu trabalho reconhecido no Festival de Quadrinhos de Lucca na Itália, que premiava “ilustradores” e que naquela edição do ano de 1971 premiou Lee Falk como um dos grandes destaques dos quadrinhos mundiais.
Até o nosso próximo “curiosidades”, um grande abraço a todos. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...