terça-feira, 19 de junho de 2012

FANTASMA EDIÇÕES PELO MUNDO


FANTASMA – GRAPHIC NOVEL
 EDITORA ÓPERA GRÁFICA


Olá pessoal, depois de 26 artigos mostrando as revistas do Fantasma pelo mundo, já era tempo de mostrarmos uma edição do Fantasma, num país onde o nosso herói é muito querido; onde foi publicado por mais de 60 anos de forma ininterrupta, estamos falando das edições do Fantasma no Brasil!
A história das publicações do Fantasma no Brasil pode ser dividida em Duas Etapas.
A primeira etapa que durou 16 anos (1937 a 1953), ele foi publicado em várias revistas e suplementos juntamente com outros heróis como: Flash Gordon, Príncipe Valente, Mandrake e muitos outros heróis clássicos.
Na segunda etapa, o Fantasma ganhou uma revista própria que durou quase 40 anos (1953 a 1992), em uma só editora: Rio Gráfica Editora (RGE/Globo) com sede no Rio de Janeiro.
Em seguida foi publicado por 14 anos em dois períodos: 1969 a 1975 e de 1992 a 2000), por uma editora com sede em São Paulo; a editora Saber.
As publicações da editora Saber tinham o formato de livro.
Além destas duas editoras o Fantasma foi publicado por outras editoras, a Editora Brasil América (EBAL) que publicou em 1948 um álbum com a história “Justiça no Deserto”. Mais tarde em 1979/1980 publicou 5 álbuns em cores em formato grande.
Depois foi a vez da L&PM que publicou três álbuns com a republicação de 3 histórias clássicas: A Irmandade Singh, Os Piratas do Céu e Os caçadores de diamantes.
Em seguida vieram as publicações da Editora Ópera Graphica na forma de vários títulos: Fantasma Magazine, Fantasma Gold, Fantasma Coleção e Fantasma Crônicas, todos em preto e branco; mas infelizmente pouco a pouco estes títulos acabaram sendo cancelados.
Depois disso a editora Ópera Graphica publicou um belo livro: “O Fantasma Sempre aos Domingos”, reunindo todas as publicações das páginas dominicais do Fantasma, uma obra única no mundo.
E no ano de 2009 a editora Ópera Graphica encerrou suas atividades e para encerrar de maneira magistral ela lançou o livro: “Fantasma: A Biografia Oficial do Primeiro Herói Mascarado dos Quadrinhos”; com 144 páginas com dezenas de depoimentos de profissionais dos quadrinhos, crônicas e entrevistas com dois artistas brasileiros que trabalharam com o Fantasma: Gutemberg Monteiro e Walmir Amaral de Oliveira. O ponto alto do livro é um caderno com 818 capas de revistas brasileiras que publicaram o Fantasma.
A ultima editora a publicar o Fantasma no Brasil foi a editora Mythos, que publicou apenas algumas edições mensais e algumas edições especiais. Em virtude de uma politica de divulgação da revista quase inexistente o projeto de publicar o Fantasma pela editora Mythus naufragou.
Você poderá conhecer toda a história das publicações do Fantasma no Brasil, com todos os detalhes acessando o marcador do nosso blog: “Fantasma Licenciado”.
O blog Fantasma Brasil, trás uma Graphic Novel do Fantasma que foi publicada pela editora Ópera Graphica sob o selo: Editoractiva, de uma edição oriunda da editora Moonstone Books.
O roteiro desta edição é de Ben Raab, com ilustrações de Fernando Blanco; esta edição brasileira apresentou uma capa ilustrada pelos desenhistas Mozart Couto e Adriano Mervin, e foi publicada em 2003.
Clique no link para conhecer esta bela edição, e boa leitura.

FANTASMA - GRAPHIC NOVEL – EDITORA ÓPERA GRÁFICA






2 comentários:

  1. Olá, amigo Sabino.
    No comentário anterior, da revista italiana, eu dizia que não me lembrava de ter visto a Diana a fazer de espia. Aqui ela fá-lo, mas a serviço do Fantasma, por forma a permitir resolver o caso. Atrás referi-me a trabalhar para os interesses de organização pública.
    Como já referi em Agosto, Esta versão do Fantasma um pouco mais agressivo, sem excessos, com a Diana mais interventiva e combativa, não me desagrada de todo, como forma de modernizá-lo, para atrair novos leitores.
    No universo da língua portuguesa, como já referido anteriormente, devido à falta de visão das editoras, pouco ou nada adiantou esta modernização. Mas noutros países, creio que terá dado algum resultado.
    Infelizmente vivemos com gente de vistas curtas, que só olham para os seus próprios bolsos no imediato, não sendo capazes de antever resultados futuros, com uma correcta divulgação e distribuição, não só no respectivo país mas noutros países com potenciais consumidores da língua portuguesa.
    É o que temos, e, a não ser que nos saia a sorte grande, para podermos fazer algo, temos que nos sujeitar.

    Bem-haja por mais este "Edições pelo Mundo".

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá Luis,
    Tens toda a razão, infelizmente falta uma visão maior dos editores.
    aqui no Brasil aconteceu isso com a editora Mythus, que lançou uma revista do Fantasma e não fez nenhuma divulgação. Resultado: a revista acabou sendo cancelada depois de poucas edições lançadas.
    Só se ganhassemos na loteria...
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...