quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


SENHORITA TAGAMA

Olá meus amigos hoje temos mais um artigo das “curiosidades sobre o Fantasma”.
Hoje trazemos a história de um personagem secundário criado por Falk, por ocasião do surgimento do órfão Rex, e que com o tempo foi ganhando força e importância nas aventuras do Fantasma.
    

O Fantasma, a Srta. Tagama e seus alunos Rex e Tom Tom.

Uma característica divertida deste personagem, é que como professora de Rex e Tom Tom, ela representa a cultura e a modernidade; que muitas vezes entra em choque com a cultura tradicional da tribo Bandar representada pelo sábio e guardador da história; o Velho Moz, discordando das lendas e histórias contadas por ele que ela afirma serem exageradas e fantasiosas, e que assustavam os garotos.

O velho Moz, o contador de historias, cujas histórias entram em conflito com a professora Srta. Tagama.

O personagem mostrou a sua força e crescimento, quando por ocasião do casamento do Fantasma, ela é escolhida para ser a madrinha da noiva, Diana Palmer.

A senhorita Tagama foi a madrinha de casamento de Diana.

Vamos agora conhecer um pouco do histórico deste interessante personagem.
Ainda sem nome a "senhorita Tagama" apareceu pela primeira vez como professora de Rex e Tom-Tom na tira diária de 1966 de título: Rex King. A partir de então, ela passa por uma série desconcertante de mudanças de nomes num período muito curto.

A Srta. Tagama faz sua estréia na aventura: Rex King, como a professora de Rex e Tom Tom.

Inicialmente na tira diária de 1968, ela é identificada como “senhorita Longa” na aventura “The Frame-Up”, e torna-se então a “senhorita Tagama”, na tira diária de 1970-71 intitulada “Yes”. 

Nesta aventura a Srta. Tagama é identificada com Srta. Longa.

Nesta edição ela é identificada como Srta. Tagama.

Em 1975 na tira diária “A quadrilha do T”, ela se tornou conhecida como "Tara Tagama" pela primeira vez, mas depois na página dominical de título: “A batalha dos meninos da selva”; seu nome foi mudado para “Taru Tagama”.

Na aventura:  A Quadrilha do T”, a Srta. Tagama recebe o nome de Tara Tagama.

Na aventura: “A batalha dos meninos da selva” a Srta.Tagama tem mais uma vez seu nome alterado para Taru.

Na semana final dessa história, ela se casa com o Dr. Lamanda Luaga, o presidente da Bangala.
Luaga e Tagama iniciam um romance, e ela revela que seu primeiro nome é Tara.

Nesta sequência o Dr. Luaga pede a Srta. Tagama em casamento e a chama de “Tanya”.

O casamento do Presidente Luaga com a Srta.Tagama, onde o Fantasma e Diana são os padrinhos.

Ela deixa claro que gostaria de continuar trabalhando como professora, agora de Kit e Heloise, os filhos gêmeos do Fantasma e Diana.

Os novos alunos da Srta. Tagama: Kit e Heloise Walker.

Finalmente, em 1999 na página dominical intitulada: “Os sequestradores” em seu casamento com o Dr. Luaga; seu nome foi mudado de "Taru" para ser chamada tanto de "Tanya" ou "Tania"! Ela é agora a primeira dama de Bangala.


A Srta. Tagama se casou com o presidente Dr. Luaga e se tornou a primeira dama de Bangala.


Na aventura: “Os Sequestradores” a Srta.Tagama se casou com o presidente Dr. Luaga.

Aí está meus amigos, mais uma interessante curiosidade do mundo do Fantasma, criada pelo grande ficcionista dos quadrinhos: Lee Falk.





2 comentários:

  1. Olá amigo Sabino.
    Ora cá temos mais um Curiosidades, com algumas curiosidades acerca de uma personagem, que sendo secundária, tem por vezes algum relevo nas histórias do Fantasma, principalmente nas mais recentes, após o seu casamento com o Dr. Luaga Lamanda, como nas tiras diárias que temos estado a acompanhar, aonde o casal Lamanda toma conta dos gémeos e a senhorita Tagama, perdão a senhora Lamanda, se vai encarregando da sua educação e escolaridade, enquanto o Fantasma vai deslindando a trama em que foi envolvido.

    Bem-haja por nos ir fornecendo todo este material fantadidáctico.

    Luis

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Luis,
    Suas observações são de um fã/leitor do Fantasma, que demonstra um grande conhecimento da obra do Espírito que Anda, e que acompanha de maneira impecável, parabéns!
    Pensei em abordar a simpática e carismática professora principalmente pela fase atual onde o casal Lamanda estão como tutores de Kit e Heloise.
    Grande abraço e grato por mais um grande comentário.
    Sabino

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...