terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O VALOR DOS SCANS!

O VERDADEIRO VALOR DOS SCANS
As revistas antigas que se tornam conhecidas pela nova geração, e ganham republicações das editoras graças aos scans

Olá amigos do blog Fantasma Brasil, hoje temos uma postagem muito importante , que vai de encontro com a onda de receio e pessimismo diante dos últimos acontecimentos da grande rede.
Este artigo, muito inteligente por sinal, foi tirado do blog “Che Guavira” do amigo Mario Jorge; e estou repostando para que sigamos o exemplo dele, e nós blogueiros mostremos e exaltemos o trabalho que todos nós realizamos; e que só será conhecido se divulgarmos e fazermos com que seja reconhecido.

O "doloroso" trabalho de desmembrar a revista para scanear

Os scans de gibi foram uma atividade salutar porque reciclaram a leitura de obras a caminho do esquecimento. Graças a isso editoras correram relançar obras antigas, antes que os escaneadores o fizessem. Saíram coletâneas de Luluzinha, Sobrinhos do capitão, Dísney e outras. Os da Dísney, já quase abandonados, renovaram a aceitação, pois as novas gerações não conheciam essas personagens e passaram a se interessar... graças ao trabalho dos escaneadores.

É um trabalho de revelar tesouros. Exatamente a importância dos saqueadores de tumba do faraó, que repunham ao mercado tesouros que ficariam eternamente enterrados, assim beneficiando a economia.
O trabalho dos escaneadores é de suma relevância cultural, dando a todos acesso a obras raras guardadas nas estantes ou nos cofres de colecionadores. Um trabalho voluntário e sem interesses econômicos ainda não reconhecido.
É claro que o motivo da sanha não é exatamente o propalado.
Dizem que o verdadeiro motivo do fechamento do Megaupload foram os novos e ousados planos de seu proprietário. O Megabox e o Megakey, que concorreriam diretamente com as gravadoras, beneficiando os artistas, que ficariam com 90% dos lucros de suas músicas. Nada mais justo, porém esse novo modelo de distribuição de música contaria com o apoio de superestrelas do porte de Kanye West, Alicia Keys, Will.I.Am, Snoop Dog, entre outros.
Uns acham que o Megaupload não voltará e o gordinho ficará na cadeia uns meses ou anos. Os ianques gostam de dar exemplo, “pegando sempre um pra Cristo”. Dizem que o pretexto foi ele ter lucrado com os arquivos, como naquela vez que pegaram uma tia que baixava no Napster e a processaram por violar direito. E leiloariam sua casa e tal. Pegam alguém que não tem pistolão, que não tem como reagir. O gordo tem muita grana. Sempre tem um azarado. Elegem um bode-expiatório pra dar medo nos outros.
O gordo foi pra amedrontar os outros. Tipo assim: Ele tem 170 milhões e vai preso. Tu, do “filefundo.de.quintal,. sem.grana, que nem 1 milhão tem fecha ou se danará mais que o gordo.
Multa: Querem cobrar 500 milhões do gordo. Assustar pra pagar bem. Pegaram 50 milhões dele. Suspeitam que tenha 175 milhões. Isso se já não gastou, porque vivia na boemia.
Valeu!!! Parabéns Mario Jorge pelo excelente artigo.


CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

GENERAL BABABU

Olá meus amigos, hoje a seção “Curiosidades sobre o Fantasma” irá tratar de um personagem que apesar de ser um vilão não deixa de ser um dos principais coadjuvantes nas aventuras do Fantasma.

 O General Bababu tem muitos fãs por anos com sua covardia, maldades, uniformes extravagantes e prepotência se achando o todo poderoso.
 Bababu fez sua primeira aparição no 1962-1963 em tira diária intitulada: o Embaixador Misterioso, apresentado como o ditador de Bangala, depois de depor o doutor Lamanda Luaga com um exército de 200.000 soldados.O Fantasma demonstra toda a sua ousadia raptando Bababu debaixo do nariz dos seus soldados submetendo-o lei da selva  julgado pelos chefes das Tribos nativas.
Bababu é forçado a lutar um corpo a corpo com o Dr.Luaga onde o vencedor teria o controle politico do país. O Dr.Luaga que havia ganhado o título olímpico dos meio-pesados ​​de boxe, derrota facilmente o General. Bababu.

Bababu é derrotado pelo Dr. Luaga

Mas essa derrota não significa o desaparecimento de Bababu
. Êle voltaria em muitas histórias, sempre prometendo vingança e a cada aparição cometendo mais maldades, querendo derrotar tanto o Fantasma como o Dr. Luaga.
Seu retorno é destaque nas edições de 1968-69 nas tiras diárias, na aventura: O filho do presidente
. Nesta história Bababu está exilado em uma ilha no Oceano Índico, e o Dr Luaga é o presidente de Bangala. Bababu tem uma filha chamada Lila e Luaga um filho chamado Lon. Lon captura Bababu quando ele escapa da prisão na ilha e tenta novamente dominar Bangala  querendo assumir o poder, A história tem uma incrível reviravolta; Lon e Lila que estão apaixonados resolvem anunciar seus planos de se casarem!

Mais uma vez Lee Falk faz uso de uma temática clássica com o caso de Lon e Lila filhos de inimigos lembrando Romeu e Julieta de William Shakespeare.


Lila a filha do General Bababu que acaba formando um par com Lon o filho do Dr. Luaga

Bababu faz outro retorno nas tiras diárias de 1979-80, na história: O retorno do General Bababu.

O Retorno do General Bababu

 Nesta história, ele recebeu o perdão do presidente o Dr. Luaga (em consideração por seus filhos estarem casados) Bababu se encontra no exílio. Mais uma vez, ele escapa e faz mais uma tentativa de depor o Dr. Luaga.
Bababu fez essa sua quarta aparição no 1984-1985 nas tiras diárias na aventura: Os Presidentes, deixando mais uma vez o exílio e chegando a Bangala no meio de uma guerra por ele arquitetada, através de intrigas entre os presidentes de Bangalla e Ivory-
Lana.

Os amigos: presidente Goranda e Dr, Luaga, vitimas das intrigas de Bababu

No meio de todo o drama,Bababu foge de lancha para Tarakimo. Não é a última vez que veremos ou ouviremos a respeito dele!
Ele é mencionado em 1988 nas tiras diárias, As coisas do homem, e reaparece nas páginas de domingo em 1990-91, O Retorno dos Thuggees, quando ficamos sabendo que ele esteve na prisão em San Rotanna.
Lee Falk claramente não desejava deixar o ditador fora das aventuras do Fantasma e na página de domingo em 1994-95, na aventura: A Batalha dos garotos da selva, e descobrimos que o primeiros nome Bababu é "Babo" e que mais uma vez, ele escapou de uma prisão, deixando para trás seis guardas mortos. Por incrível que pareça. ele consegue sequestrar o presidente Dr. Luaga e planeja executá-lo - uma situação evitada em cima da hora pelo fantasma
.




Apesar das muitas tentativas o General Bababu sempre acaba derrotado pelo Fantasma

Em outra aparição o General Bababu planeja e executa a invasão de Baronkhan, o reino herdado por Hex o filho adotivo do Fantasma que depois descobre ser herdeiro do reino daquele país.
E mais uma vez Bababu vê seus planos serem frustrados pelo Fantasma.




Se Lee Falk tinha mais planos para Bababu não saberemos jamais, mas é mais do provável, cabe agora aos roteiristas atuais decidirem se este vilão carismático retornará a perturbar a vida do Fantasma e o presidente Dr. Luaga.


Ai está mais um personagem que faz parte do universo do Fantasma, que participou de muitas aventuras de nosso grande herói, o “Espírito que Anda, e Nunca Morre”.
Abraço a todos e até o nosso próximo “Curiosidades”.










Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...