sexta-feira, 20 de abril de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


Esconderijos do Fantasma


Como o Fantasma precisa viajar constantemente, Lee Falk há muito tempo decidiu que ele precisava ter seus próprios esconderijos, lugares muito especiais em varias partes do mundo,
Além de seu quartel general da Floresta Negra, a Caverna da Caveira, A Ilha do Éden e A Casa da Árvore, os quais, eventualmente, por serem bastante isolados, acabaram em alguns casos sendo invadidos por bandidos.
O primeiro "esconderijo" como foi apresentado na aventura da tira diária de 1968: O Hydra, quando o Fantasma Mostra a Diana 'O Ninho da Aguiamais tarde seria chamada de "Mesa Walker ". O Fantasma apresenta seu alojamento secreto em cima de um platô gigante no deserto do Novo México este "esconderijo" ficamos sabendo que 'O Ninho de Águia' (é acessado subindo por uma corda bem escondida e um elevador dentro de uma cesta, num poço, no interior da mesa) é equipado com um transmissor de rádio e telefone .

A Hydra, a aventura que apresenta um dos esconderijos do Fantasma: A Mesa Walker

"O Ninho de Águia" é mencionado novamente na aventura da tira diária 1968-69: Os ladrões de Arte e novamente na prancha dominical que definia em 1969: A Mesa de Walker, em que descobrimos que foi o Segundo Fantasma que pela primeira vez viu a famosa mesa.


“Os ladrões de Arte”, aventura que mostra a ousadia dos ladrões que usam a Mesa Walker

Edição que apresenta mais uma aventura na Mesa Walker

Esta história também contém referência a outro esconderijo do Fantasma: As ruínas de um antigo castelo em Koqania na Europa.


“A Mesa de Walker" é abordada com mais detalhes na prancha domical de 1972: O Massacre, e em histórias posteriores, mas isso leva algum tempo antes de Lee Falk criar uma aventura com a localização de Koqania.

Edição que apresentou a belíssima aventura: O massacre

Isso acontece na tira diária de 1973: Os vampiros de Koqania, e é revelado que o  19° Fantasma escolheu o Koqania (escrito "Koquania nesta aventura) descrevendo,a posição exata deste esconderijo Koqania em sua primeira visita é descrita como sendo um local remoto e sombrio. Lee Falk deve ter tido os mesmos pensamentos, quando escreveu sobre Koqania na primeira vez!

Edição onde o Fantasma luta contra os Vampiros de Koqania

(Deixamos registrado aqui que os roteiristas da editora escandinava Semic e Egmont, continuaram a usar o esconderijo de Koqania e também um outro esconderijo do Fantasma na Catedral de Notre Dame em Paris).

Prancha dominical que mostra os esconderijos do Fantasma: A Caverna da Caveira, A Ilha do Eden, A Casa de Jade e a Mesa Walker

Prancha dominical que mostra os esconderijos do Fantasma: A Caverna da Caveira, A Casa da Árvore, o Castelo Abandonado de Koqania e a Mesa Walker

Aí está prezados amigos mais uma “peça” que compõem o precioso Mosaico do Universo do Fantasma, criado pelo grande Lee Falk.
Desejo um excelente Fim de Semana para todos os amigos.

Sabino









CIRCULAÇÃO DE HQS. DISNEY AUMENTAM MAIS DE 150%


Olá meus amigos, hoje temos uma postagem diferente, divulgada ontem (19 de Abril de 2012) no excelente blog “Quadrinhos Antigos", que contam mais um ponto em favor da utilidade dos scans na Internet, mostrando aos editores que o scan é um aliado e não um inimigo das editoras!
Observem o quadro abaixo:



Notícia divulgada recentemente no Planeta Gibi, mostra que de 2010 para 2011, embora o mercado de quadrinhos no Brasil tenha caido 10% em circulação, os títulos mensais tradicionais Disney cresceram mais de 150%. As informações, de Dimas Mietto (diretor do núcleo Infanto-juvenil da Editora Abril) e do IVC (Instituto Verificador de Circulação), estão nas páginas da edição de # 9 de abril da revista Meio & Mensagem. Nada mal para revistas que até alguns anos atrás estavam para serem canceladas, e não me parece coincidência que isso ocorra justamente na época em que os scans Disney mais cresceram na Internet, hoje temos quase que um scan Disney novo por dia só vem a confirmar que os scans na Internet realmente cumprem a função de divulgar os quadrinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...