terça-feira, 1 de maio de 2012

FANTASMA EDIÇÕES PELO MUNDO


The Phantom – Gold key – EUA



Olá pessoal hoje a seção “Fantasma Edições pelo Mundo”, irá abordar o maior e mais conhecido caso de licenciamento do Fantasma nos EUA.
A série durou 73 números que foram publicados de Novembro de 1962 a Janeiro de 1977, passando por três diferentes editoras.
O licenciamento começou sob o selo da Gold Key, publicada pela editora “KK Publications” com uma periodicidade trimestral, mas na edição # 11 de 1965 passou a ser bimestral. Em 1966 a publicação voltou a ser trimestral e durou apenas mais dois números antes de mudar de editora. No total foram 17 revistas lançadas sob o selo da Gold Key.
A maioria das histórias foram releituras adaptadas para o formato “comics” das histórias antigas de Lee Falk, desenhadas por Wilson McCoy; lançadas nas tiras diárias dos jornais, estas edições foram ilustradas por Bill Lignante um dos melhores desenhistas do Fantasma. Todas estas 17 edições ostentavam capas maravilhosas pintadas por George Wilson.
Com a saída da Gold Key a própria “King Features” se tornou o novo editor da revista, foi mantida a numeração. A periodicidade da revista foi bimestral até o # 23 com preço de capa de 12c (doze centavos de dólar, grande diferença das revistas americanas de hoje que ficam entre US$ 2,00 a US$ 2,50 e com muita propaganda e poucas páginas e no sistema de continuação), em meados de 1967, a revista passou a ser mensal.
A presente edição que apresentamos é a n° 3, da Gold Key e mostra uma belíssima capa pintada de George Wilson, e percebemos que a diagramação é própria para “comics” com páginas bem elaboradas com cinco quadros por página, e sem a necessidade do pequeno resumo do que aconteceu na tira do dia anterior, o que deixava o texto repetitivo.

SCAN – The Phantom  # 3 – Gold Key - (Ingles)

A presente edição trás as seguintes aventuras:

- THE DIAMOND CUP

- THE LION HUNT

- THE CRY BABY




Para conhecer esta bela edição do Fantasma publicada nos EUA é só clicar no link, boa leitura e deixe seu comentário.


Um abraço a todos, e até o nosso próximo artigo.
Sabino








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...