sábado, 16 de junho de 2012



Olá amigos, estou repostando um artigo do excelente blog Gibiscuits, mostrando que os blogs podem também realizar o trabalho de utilidade publica.
No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada em 2004 pela Organização Mundial de Saude (OMS). É uma oportunidade para reforçar a importância sobre a necessidade de manter os estoques de sangue em dia – no Brasil, a data cai em véspera de férias, período crítico para os hospitais, quando os estoques ficam reduzidos em função de gripes e resfriados. No entanto, a prática da doação antes do período de férias pode salvar vidas, já que o número de atendimentos e pacientes em tratamento não diminui.

Para doar basta estar em boas condições de saúde, bem alimentado, ter entre 18 e 65 anos, ter peso mínimo 50 Kg, não estar gripado, com alergia ou febre. Não estar grávida ou amamentando; intervalo mínimo de 02 horas após o almoço, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.

Dados do Ministério da Saúde indicam que apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue regularmente. O papel dos doadores na vida daqueles que dependem de transfusão é fundamental. A doação de sangue é um ato voluntário e os doadores são essenciais para a produção de hemocomponentes. Também são responsáveis por colaborar no tratamento e atendimento dos pacientes com câncer (quimioterápico, cirurgia oncológica, leucemias, linfomas). O principal componente encontrado no sangue e que pode salvar vidas é o Concentrado de Plaquetas.

Aproveitamos a data para lembrar que um dia pode ser um de nós a precisar...então doe sangue cara!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...