quarta-feira, 3 de outubro de 2012

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

A Máscara Fantasma


Desde os primeiros tempos do famoso personagem de Lee Falk o Fantasma, ele usa uma máscara preta quando está uniformizado.
O que nunca foi explicado é como os olhos do Fantasma se tornam invisíveis quando ele está de máscara!
Nos tempos modernos de hoje seria tecnicamente possível projetar uma mascara com estas características, mas como explicar isto à 400 anos atrás.
Logo nos primeiros anos da saga do Fantasma Lee Falk desenvolveu a lenda na selva e entre os malfeitores de que: “quem visse o rosto do Fantasma teria uma morte horrível”, mas evitou explicar o mistério da máscara.


 A lenda diz: “Quem vê o rosto do Fantasma, tem uma morte horrível”.

É importante ressaltar que na aventura: A Irmandade Singh, o artista Ray Moore desenhou a mascara com orifícios para os olhos do Fantasma sem mostrar detalhes.

A máscara ilustrada por Ray Moore que criou o visual do personagem.

 Somente na aventura: A Rainha Samaris, os olhos do Fantasma apareceram claramente sob a mascara, onde o artista Bill Lignante, quebrou este tabu desafiando esta tradição incrível, isso ocorreu várias vezes quando este ilustrador trabalhou com o personagem, talvez tenha sido este espírito de independência de Lignante que tenha feito com que Falk tivesse escolhido Sy Barry para ser o ilustrador oficial do personagem.


Bill Lignante desenhou os olhos do Fantasma na aventura: A Rainha Samaris.


Na aventura: Os jogos de Ragon, Lignante mais uma vez desenha os olhos sob a máscara.


Numa terceira aventura os olhos do Fantasma aparecem na ilustração de Lignante.

A máscara do Espírito que Anda foi uma característica do uniforme do Fantasma, que mais sofreu alterações ao longo dos anos.
O primeiro artista Ray Moore criou uma máscara fina com orifícios.


A máscara do Fantasma criada por Ray Moore.

 Wilson McCoy, deu sequencia e ampliou o tamanho da máscara.


A máscara desenhada por Wilson McCoy.

 Já Sy Barry, modificou a mascara deixando-a mais alongada.


A máscara mais alongada desenhada por Sy Barry.

Quando Sy Barry contratou os assistentes para auxilia-lo pois estava tendo problemas com prazo na entrega das tiras, a máscara do Fantasma, invariavelmente, diminuiu de tamanho!



 A máscara do Fantasma diminuiu de tamanho.

A partir de 1972 foi tentada uma nova modernização plástica, com uma nova mascara do Fantasma com um formato menor de dois triângulos invertidos verticalmente.
Depois de 1972 a mascara tomou a forma de dois triângulos invertidos verticalmente.

A conclusão a que chegamos, é que tanto Falk como os desenhistas não se preocuparam com este detalhe técnico, e o artificio de não mostrar os olhos do Fantasma foi utilizado para se criar o clima maior de mistério que o personagem necessitava para ser o mito, a grande lenda da selva.
Mais uma pedrinha do grande mosaico do universo do Fantasma foi revelada, neste artigo sobre as curiosidades sobre o Fantasma.
Então não deixe de nos acompanhar para juntos desvendarmos tudo sobre a grande criação de Lee Falk, o Fantasma.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...