terça-feira, 8 de janeiro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


LEE FALK


Olá amigos este é o segundo “curiosidades sobre o Fantasma” deste ano, e hoje iremos conhecer a fundo a vida do criador de Mandrake e Fantasma: Lee Falk.
Afinal quem foi este grande contador de histórias que fez tanto sucesso no mundo das histórias em quadrinhos? E fora delas, quem foi ele e o que fez na sua vida, quando não estava trabalhando na criação do universo do “espírito que anda” e do mundo do maior mágico de todos os tempos? Porque motivo mudou seu nome de batismo? Lee Falk teria vivido somente dos quadrinhos?
Não pare, continue a ler e você terá as respostas para todas estas perguntas, e prepare-se para grandes surpresas!
O criador do Fantasma (1936) e Mandrake, (1934), Lee Falk nascido Leon Harrison Gross, em St. Louis, Missouri, EUA, em 28 de abril de 1911 e morreu em New York em 13 de março de 1999 um pouco antes de completar 88 anos.
Ele mudou seu sobrenome através de uma ação, para Lee Falk não muito tempo antes, de ter vendido Mandrake, o mágico para a King Features Syndicate, mas a data exata da mudança de nome não é conhecida.
Lee Falk decidiu adotar o nome de seu padrasto, (o pai de Lee morreu em um acidente quando ele era um garoto e sua mãe acabou se casando novamente).
Seu jovem meio-irmão, Leslie, que estava a tornar-se um intelectual, também mudou seu nome legalmente para Falk.
Apesar de já terem se passado 78 anos de sua criação Mandrake ainda está sendo produzido e distribuído, como é o caso do Fantasma, nas mãos de outros escritores e Artistas.

Mandrake o mágico estreou em 1934 e até hoje é publicado e distribuído aos jornais do mundo todo.

O Fantasma estreou no jornal: “The New York Journal”, e nos outros jornais americanos em 17 de fevereiro de 1936 e durante toda a sua vida Lee Falk, criou 194 aventuras para as tiras diárias e 149 aventuras para as páginas dominicais e escreveu 5 dos 15, romances publicados do Fantasma (editados pela editora Avon nos E.U.A).

O Fantasma estreou em 1936 nos jornais americanos e até hoje é publicado nos jornais e em revistas.

Muitas histórias do Fantasma foram criadas por outros escritores sob licença da King Features (e, ocasionalmente, muitas não licenciadas) em forma de revista em quadrinhos e livros nos Estados Unidos, Itália, Escandinávia e Austrália.
Estima-se que as aventuras do Fantasma são publicadas em pelo menos 45 países e em muitas línguas.

As aventuras do Fantasma são publicadas em 45 países do mundo.



Seu personagem Fantasma foi o primeiro herói mascarado a usar um uniforme, nas histórias dos quadrinhos e os heróis e super-heróis vieram depois dele, como Superman (1938), Spiderman (1961), Batman (1939) e Capitão América (1941). O Fantasma foi a primeira tira com uma distribuição em massa para os jornais internacionais e já no primeiro ano de distribuição foi publicado em mais de 45 países diferentes. O crescimento da popularidade do personagem fez com que em menos de três anos (1939) tenha se tornado um sucesso internacional como tira diária.

As tiras dos jornais do Fantasma em três anos tornaram-se um grande sucesso mundial.

Lee Falk foi homenageado com um prêmio especial: O Yellow Kid, na Conferência de Quadrinhos de 1971 em Lucca, na Itália e recebeu muitos outros prêmios da indústria dos quadrinhos durante sua vida; (vale lembrar que o Yellow Kid é uma premiação para “ilustradores”, e Lee Falk sendo “roteirista” foi o único a receber esse premio).

Lee Falk com o seu troféu: Yellow Kid.

Em 1985, ele foi agraciado com o prêmio Realização Tempo de Vida Italiana em Roma pelo Ministro Italiano da Cultura. Outras premiações incluiram uma outorgada pelo prefeito de Paris, o diretor de cinema Federico Fellini, afirma que foi a primeira vez que a honra foi outorgada no mundo da ilustração.
Embora apenas um filme tenha sido produzido para o cinema: (Fantasma, o filme - 1996), estrelando sua criação, o Fantasma chegou às telas de cinema e televisão em produções de série e animações e também foi produzida uma série para o rádio.

O filme de 1996 estrelado por Billy Zane.

Mandrake, o mágico, o primeiro sucesso de Falk em quadrinhos, também teve um filme e uma série de TV; e Federico Fellini morreu lamentando-se o fato de ele nunca ter podido levantar recursos suficientes
para o financiamento, de seu sonho de produzir e dirigir um filme de longa-metragem baseado no Mandrake.

Mandrake na concepção de Federico Fellini no filme que não se realizou

Longe de seus quadrinhos de grande sucesso, Lee também produziu e dirigiu peças que foram produzidas profissionalmente (embora nunca na Broadway) e outras que ainda foram produzidas por grupos de teatro amador. Ele teve uma longa participação em teatro e em vários momentos, produzindo e dirigindo dramas, comédias e musicais em teatros na área de Boston e em Nassau, nas Bahamas.
Al Cap, o talentoso criador, escritor e artista do famoso "L" ll Abner foi durante muitos anos, um parceiro incógnito nas produções de Lee Falk na área de Boston.
Lee Falk teve uma ampla gama de contatos no teatro em suas produções.
Nomes como: Marlon Brando, Ethel Waters, Charlton Heston, James Mason, Sherlley Winters, Paul Robenson, Sir Cedric Hardwackly, Karl Malden, Basil Rathbone, Dame May Whitty, Dorothy and Lillian Gish, Even Arden, Alexis Smith, Melvyn Douglas, Joe E. Brow, Ezio Pinza e Beatrice Lillie entre muitos outros astros do cinema, são encontrados em seus elencos.



Grandes astros como Marlon Brando e Charlton Heston trabalharam no teatro com Lee Falk.








Ele também era um autor prolifico de assuntos gerais, e escreveu muitos artigos para revistas, incluindo a revista Playboy.
Lee Falk teve uma ampla gama de amigos próximos, incluindo o famoso diretor de cinema italiano Federico Fellini, atores como: José Ferrer, David Niven e Charlton Heston e gigantes dos quadrinhos como; Al Cap, Alex Raymond e Hal Foster.




Lee Falk foi amigo de grandes nomes dos quadrinhos como: Al Cap, Alex Raymond e Hal Foster.

Seus interesses especiais longe de quadrinhos e teatro variaram desde história política americana para viagens internacionais, arquitetura europeia, música (clássica e jazz), uma ampla gama de esportes, mas principalmente de tênis e boxe - e também cozinhar.
Ele foi casado três vezes e teve três filhos, Valerie, Diane e Conley, todos eles vivendo nos Estados Unidos.
Lee Falk foi criado em St. Louis, Missouri, mas ainda jovem, mudou-se para viver na cidade de New York e também tinha uma grande casa de campo perto de Providence na ponta norte de Cape Cod.
Lee Falk será sempre lembrado como um dos gigantes da indústria de quadrinhos internacionais e um grande cavalheiro modesto e acessível da velha escola.

Tributo: Lee Falk e suas duas grandes criações rendendo homenagem em seu falecimento.







Este "Curiosidades sobre o Fantasma" é uma homenagem a este grande criador e roteirista dos quadrinhos mundiais, que serviu de inspiração para tantos roteiristas de talento que surgiram e que tiveram Lee Falk como referência.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...