quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


A PRIMEIRA REVISTA DO MUNDO DO FANTASMA



Olá meus amigos, esta é a postagem de número 90 das curiosidades sobre o Fantasma, (nem eu imaginava que fosse chegar a este número), onde nossos seguidores puderam conhecer um pouco mais sobre o “espírito que Anda” criado por Lee Falk.

O Fantasma apareceu pela primeira vez nas tiras de jornal no ano de 1936 nos EUA. E aí surge a pergunta: “Qual foi a primeira publicação no formato de revista em quadrinhos (comic book) do Fantasma no mundo; teria sido alguma edição americana?
Embora o Fantasma seja uma tira de jornal americana coube aos Italianos a honra de publicar o Fantasma no formato de revista em quadrinhos!
Em maio de 1937, a editora “Editrice G. Nerbini” com sede em Florença publicou a revista “L’Uomo Mascherato” com a saga quase completa, da primeira aventura do “Espírito que Anda”: “A Irmandade Singh”, apresentando pela primeira vez o Fantasma usando seu uniforme na cor vermelha.

A primeira revista do mundo do Fantasma: “L’Uomo Mascherato” no formato horinzontal, de maio de 1937.

As tiras dos jornais americanos eram muito populares na Europa e em muitas partes do mundo naquela época. Com certeza os editores da Editrice G. Nerbini nem imaginavam que estavam iniciando um grande fenômeno que se  espalharia por todo o mundo, ou seja, as edições do Fantasma no formato de revista que depois de mais de 76 anos continuariam a ser publicadas ininterruptamente como é o caso da Suécia, Austrália e muitos outros países.
O segundo país a lançar uma revista do Fantasma foi a editora Frew da Austrália no dia 09 de Setembro de 1948, seguida pela editora Egmont da Suécia que publicou em Outubro de 1950 a primeira revista do Fantasma naquele país.

A primeira revista do Fantasma lançada na Austrália, que trazia também o formato horizontal, de 1948.

A primeira revista sueca do Fantasma de Outubro de 1950.

A seguir tivemos a editora Harvey Comics nos E.U.A. que licenciou o Fantasma da King Features Syndicate Inc. e lançou em forma de comic book (formato revista) a aventura: “O Troféu dos Fantasma”.

A primeira publicação americana do Fantasma no formato “comic book” de 1951.

No Brasil o Fantasma já vinha sendo publicado desde 2 de Dezembro de 1936, em sua primeira aventura “A Irmandade Singh” no suplemento “A Gazeta”, mas em forma de suplemento, ou seja, em capítulos e junto com outros heróis de histórias em quadrinhos.

Em dezembro de 1936, a história “A Irmandade Singh”, 1ª aventura do Fantasma era publicada no Suplemento: “A Gazeta”.

A primeira revista só com o Fantasma, ou seja, em título próprio só foi publicada em Março de 1953, pela editora RGE (Rio Gráfica e Editora).

A primeira revista do Fantasma no Brasil de Março de 1953.

Aí está amigos mais uma duvida tirada pela nossa seção: “Curiosidades sobre o Fantasma”, a primeira revista do Fantasma publicada no mundo surgiu na Itália, depois vieram as revistas em outros países.
Então até o nosso próximo encontro quando conheceremos um pouco mais do universo do Fantasma.













Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...