quinta-feira, 11 de abril de 2013

WALLPAPER - 07 A 13 DE ABRIL DE 2013

i
Ilustração para capa da revista "Le Fantôme".

Ilusttração de Rolf Gohs

 Fan Art.

Ilustração de Ruben Procopio.

Ilustração de Ford

MEMORABILIA






CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


LOTHAR
Olá amigos o curiosidades sobre o Fantasma desta semana nos fala de um personagem distinto de outra tira diária que foi criada em 1934 pelo mesmo Lee Falk, o criador do Fantasma, trata-se de Lothar o companheiro de aventuras de Mandrake, o mágico.
Lothar apareceu com Mandrake, o mágico, como convidado especial em ambas as versões da tira diária e da página dominical do inesquecível clássico das Histórias em Quadrinhos mundiais: “O Casamento do Fantasma” em 1977-78, respectivamente), eles nem foram introduzidos por seus nomes no casamento, realizado na Floresta Negra, e foram chamados simplesmente de "velhos amigos", fruto de uma brincadeira de Lee Falk, que criou o mágico Mandrake, em 1934, quase dois anos antes do Fantasma.

Lothar e mandrake são convidados e participam do Casamento do Fantasma.

Nas primeiras tiras de Mandrake, Lothar foi descrito como sendo o servo negro gigantesco de Mandrake.

Nos primeiros anos Lothar é mostrado como um simples servo de Mandrake.
.
Em parte, a ambigüidade se deve ao fato do roteirista Lee Falk ter sido sensível às mudanças de opinião do público e às transformações políticas e sociais no decorrer das décadas. Inicialmente, nos primeiros anos da série, prevalecia o caráter neocolonialista e os estereótipos racistas em relação a africanos (quase sempre mostrados como selvagens, imaturos, ignorantes e supersticiosos) e asiáticos (mostrados quase sempre como sádicos e maquiavélicos, mesmo quando na forma de sensuais vilãs). Após o término da Segunda Guerra e com a desintegração dos impérios coloniais europeus na África e na Ásia, passou a prevalecer uma caracterização mais favorável dos povos africanos e asiáticos. Conforme os anos passaram essa distorção foi corrigida e numa colocação politicamente correta Lothar tornou-se o Príncipe Lothar.

Numa caracterização mais favorável ao povo africano, o príncipe Lothar é mostrado como companheiro de aventuras de igual para igual com Mandrake.

Lothar iria aparecer em mais alguns crossover em uma história de página dominical de Mandrake. (Veja em Mandrake, o mágico).
Isso foi em 2002 na página dominical: “Sombras dos Demônios da Estrada” (Frew n ° 1340). Lothar, Mandrake e o Fantasma  estrelaram juntos o que foi uma das maiores histórias já criadas das páginas dominicais de Mandrake, que durou de: 19 de maio a 29 de Dezembro de 2002.

Lothar participa nos crossover entre o Fantasma e Mandrake.

O desenhista e roteirista Fred Fredericks (que assumiu os roteiros de Mandrake depois da morte de Falk), criou ainda outro crossover do Fantasma em uma história das tiras diárias de Mandrake em 2006. Esta incrível história teve a duração de 39 semanas: de 09 de  janeiro a 07 de outubro, foi caracterizada por aparições do Fantasma, Guran, O velho Moz e também algumas cenas na Caverna da Caveira.

Cena de um dos crossover entre Mandrake e Fantasma tendo como cenário a Caverna da Caveira, com a presença de Guran.

Cena de crossover entre Mandrake e Fantasma onde temos até a presença do Velho Moz.



Lothar no traço de Phil Davis, mostrando um Lothar mais servil, imaturo e selvagem.

Lotar num traço mais moderno, mostrando toda a inteligência do personagem e  exibindo sua força hercúlea.



Aí está meus amigos mais uma interessante curiosidade do universo criado por Lee Falk, onde ocorreram alguns encontros dos dois grandes personagens, deste grande ficcionista da arte sequencial mundial.














.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...