quinta-feira, 23 de maio de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


IRMÃOS
Surpreendentemente, houve poucos e incríveis duplas formadas por irmãos que se uniram para desafiar, o Fantasma.
A primeira dupla foram os gêmeos peludos, que apareceram na tira diária de 1946 da aventura: Princesa Valerie 1946.

A primeira dupla de irmãos que enfrentaram o Fantasma surgiu no aventura “Princess Valerie”.

Os gêmeos eram gigantes, ambos poderosos ecapazes de rasgar leões com as próprias mãos, mas foram facilmente dominados em uma memorável luta corpo-a-corpo com o Fantasma.
A segunda dupla foram os Irmão Gibs nas páginas dominicais de  1955. A história é incomum pela particularidade de ser a primeira aventura em que o Fantasma não é visto em seu
famoso uniforme.

Nesta aventura o Fantasma enfrenta os fanfarrões irmãos gêmeos chamados Gibs.

Na terceira históriafoi a vez dos irmãos gêmeos chamados Gurk na tira diária de  1960.

 Nesta terceira aventura os irmãos gêmeos Gurk desafiaram o Fantasma.

Em cada história, as lutas entre o Fantasma e os irmãos foram espetaculares, mas por alguma razão, Lee Falk cansado deste tipo de história acabou colocando a ideia no gelo e não houve mais nenhuma aventura do gênero.

Aí está amigos mais um "Curiosidades", nos revelando mais um fato do universo do Fantasma.
Sabino







CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA


FELMANG

"Romano Felmang" tem sido um artista muito popular com os fãs do Fantasma desde sua primeira história: "O Segredo do Castelo Assombrado", que foi publicada  em 1989.
Nascido em Roma, em 1941, decidiu se tornar um artista de quadrinhos praticamente a partir do momento que ele pode ler e entender as tiras de jornais italianos de quadrinhos.
Fez sua estreia como artista de quadrinhos em 1966 desenhando uma aventura completa do Fantasma chamada: "Caçadores do Tumulo do Grande Rei" para a editora italiana Fratelli Spada. Em seguida uma dúzia ou mais de edições do Fantasma, duas revistas em quadrinhos do Mandrake e 30 capas para revistas em quadrinhos, dos personagens: Rip Kirby e Agente Secreto X-9.
Capa de uma revista do Mandrake desenhada por Romano Felmang.

A editora Fratelli Spada era especializada na produção de versões em italiano de quadrinhos americanos e tiras, então todos os seus artistas tiveram que se adaptar em copiar o estilo de pelo menos um artista americano.

Romano Felmang se especializou em desenhar copiando o estilo de Sy Barry.

Felmang se especializou no estilo de Sy Barry! Seu estilo altamente detalhado e muito americanizado rapidamente atraiu o interesse da editora escandinava Semic que publica as Edições do Fantasma na Suecia, que o contratou para ilustrar uma história Fantasma em 1986.

.
Uma belíssima página colorida desenhada por Romano Felmang para a editora Semic.










 Algumas capas de Felmang para a revista Fantomen.

Nesta fase da sua carreira, Felmang precisava de um emprego "regular", e ele trabalhou então como professor de educação física em uma ademia de Roma durante o dia e desenhava à noite.
(Durante o tempo em que fez o Serviço Militar, Felmang, fez parte do time de futebol e atleta Keen, foi também selecionado para se especializar no treinamento físico de seus recrutas companheiros.)
Este italiano italiano genial é um amante da cultura pop americana (principalmente a música, dos anos 1950 e 1960) e mantém uma carga de trabalho frenética.
Tanto é assim que utiliza frequentemente a ajuda (geralmente para o trabalho de arte final) de outros artistas italianos que sempre recebem créditos em seu trabalho ("Ferri" (Germano Ferri), "Benny" (Antony Benny), "Usam" (Umberto Sammarini) e "Waldrag "(Charles Waldrag).

Desenho de Felmang com arte final de Germano Ferri.

Felmang por um breve período no início de 2000 utilizou o nome "Roy Man" para assinar seus trabalhos de quadrinhos.






Algumas das belas capas criadas por Romano Felmang.

Felmang gostava de fazer belos pin ups de Diana Palmer, que você poderá conhecer na seção Wallpaper do nosso blog.






Abaixo reproduzimos uma página sobre Romano Felmang, onde temos uma rara foto do artista.

Mostramos abaixo mais uma bela pintura de Felmang, onde vemos o Fantasma e sua amada Diana, na tranquilidade da Floresta Negra.




Se Romano Felmang tem alguma frustração sobre a carreira que escolheu, é que nenhuma de suas filhas, os gêmeas  Giada e Daniele, não terem qualquer interesse por histórias em quadrinhos e arte em geral.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...