domingo, 29 de dezembro de 2013

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

ANTONIO LEMOS

Olá meus amigos, aqui estamos com mais um artigo das “Curiosidades sobre o Fantasma”.
Além dos artistas tradicionais contratados pela King Features Syndicate Inc. para desenhar o Fantasma como: Ray Moore, Wilson Mc.Coy, Bill Lignante, Sy Barry, André LeBlanc, George Olesen, Keith Willians, Grahan Nolan, Paul Ryan, Eduardo Barreto (que teve uma breve passagem de alguns meses pelo personagem antes de falecer); e seu atual ilustrador: Terry Beaty; (lembrando que você poderá conhecer todos estes artistas, visitando o marcador: “Grandes Ilustradores do Fantasma” localizado à direita da pagina do nosso blog).
O Fantasma foi ilustrado por muitos artistas, principalmente aqueles que fazem parte da equipe conhecida com: “Team Fantomen”, que foi organizado pela maior produtora de aventuras do Fantasma com autorização da King Features, a editora sueca Egmont do grupo editorial Semic.
Hoje iremos falar de um desses grandes desenhistas o conhecido: Antonio Lemos.
Nascido no Uruguaio Lemos esteve na marinha Uruguaia até os 23 anos, até que decidiu seguir a carreira de seu sonho que era ser um ilustrador.
Através de um diretor de um jornal espanhol, publicado na Austrália, Lemos conseguiu publicar por um ano a tira diária do personagem criado por ele: Rocco, que produziu em parceria com Eduardo Barreto (Titãs da DC Comics e Juiz Parker).

Roco a criação autoral de Antonio Lemos.


Tiras diárias do personagem Rocco de Lemos e Barreto.

Depois de um ano de publicação, Lemos recebeu um contrato e se instalou em Sydney, onde mais tarde começou a realizar a arte de capa para a Editora Frew no início de 1990; tendo produzido bem mais de 120 capas para Editora Frew e uma grande quantidade de posters do Fantasma para outras companhias.


Algumas das centenas de capas produzidas por Antonio Lemos.

Ele também ilustrou um tema do Fantasma para uma publicação educativa em favor dos aborígenes australianos; encomendada pelo Departamento Federal do Governo da Austrália.


Alguns dos muitos posters criados por Antonio Lemos.

Antonio Lemos ainda vive em Sydney e apesar de já estar aposentado, continua a desenhar capas para as revistas do Fantasma.

Antonio e Amanda Lemos.

Este artigo é um tributo a este grande artista que tanto contribuiu para a obra de Lee Falk.

Aí está amigos mais um “curiosidades” sobre o “Espírito que Anda”, e não percam novos artigos sobre o Universo do Fantasma, criado por Lee Falk, para o ano novo que irá iniciar.








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...