sexta-feira, 11 de julho de 2014

CHUTINTREVISTA COM SABINO DO BLOG FANTASMA BRASIL


Olá pessoal, hoje temos uma post diferente, onde estamos trazendo uma entrevista que foi feita com o administrador deste blog, pelo nosso amigo Luiz Dias do blog "Chutinosaco", que acabou dando origem a uma edição especial em parceria com os dois blogs: Fantasma Brasil e Chutinosaco.



Com a palavra Luiz Dias:

Hoje tenho a honra de receber, nesta Chutintrevista - a opinião de um amigo e blogueiro - Sabino, do blog "Fantasma Brasil" - especializado na obra do grande criador e roteirista: Lee Falk.   

Chuti - Agora, quando foi a primeira vez que você leu "O Fantasma"?
Sabino: A primeira vez que li uma aventura do "Fantasma" foi em 1968 - foi uma edição em cores da RGE, o # 99 da revista Fantasma magazine: “O Povo Pequenino”.

O Fantasma e o povo pequenino

Chuti - Qual seria, na sua opinião: "a melhor (ou melhores) das histórias do personagem"?
Sabino: Esta pergunta é muito difícil de responder, por que existem muitas histórias boas - eu destaco: “A Criação da Patrulha da Selva” - “A Marca do Bem” – “O Casamento do Fantasma” - “Os Piratas Singh, A Rainha Pirata”, entre tantas outras... a lista seria enorme.

A Origem da Patrulha da Selva

  
A marca do Fantasma

O Casamento do Fantasma. 

     
Os Piratas Singh

A Rainha Pirata

Chuti -  No inicio, Ray Moore desenhava e Lee Falk roteirizava (e o fez até o fim em seu leito de hospital). Depois de sua morte em 1999, como ficaram as histórias do "Sr. Walker"?
Sabino: O roteirista que poderíamos considerar como o herdeiro de Falk, que escreve atualmente as tiras é o Tony DePaul - ele é um bom conhecedor da obra de Falk e realiza um bom trabalho.

Chuti - Dos desenhistas que fizeram até hoje o Fantasma, você tem um preferido? 
Sabino: Apesar de gostar muito do Ray Moore, de Wilson McCoy e do Sy Barry - o meu desenhista preferido é o Bill Lignante.

Bill Lignante, desenhou o Fantasma para a editora americana Gold Key.


O Fantasma desenhado por Bill Lignante, um Fantasma sério, misterioso, parrudo, bem de acordo com o justiceiro idealizado por Lee Falk.
    
   Chuti - Como Lee Falk escolheu a côr roxa para o uniforme (Que se conheceu no longa metragem de 1996 com Billy Zane - pois nas revistas brasileiras era vermelha) se nos quadrinhos dos jornais sempre foi cinza?
   Sabino: Bem, é uma história um pouco longa:


1° - Lee Falk idealizou o Fantasma na cor Cinza. Mas por falta de referência ou informação - um dos coloristas das páginas dominicais em cores acabou deixando o uniforme do Fantasma na cor “roxa”.

 2° Aqui no Brasil a cor vermelha aconteceu, porque os equipamentos gráficos da época não conseguiam o tom roxo e era mais fácil imprimir em vermelho. Agora nas tiras de jornais, o uniforme era cinza devido ao processo de impressão do jornal que é em preto e branco.

No filme de 1996 o uniforme na côr original.

Chuti - Nas Editoras que já publicaram "O Fantasma": qual é a sua opinião sobre  a "DC" de 1988-1990 com  suas mini-séries e a "Marvel" com "Fantasma 2040"?
Sabino: Pessoalmente, eu gostei das revistas publicadas pela DC Comics neste período - pois o roteirista da mini série, Peter David e da série regular Mark Verheiden fizeram histórias ligadas aos problemas mais atuais da África e respeitaram as caracteristicas da obra de Lee Falk. Agora o “Fantasma 2040”  da Marvel foi uma proposta diferente, um novo personagem, mas, achei uma proposta muito interessante. 

Fantasma pela DC Comics, fiel a obra de Lee Falk.

Fantasma 2040, personagem desenvolvido para uma série animada na TV.

Chuti - Como nasceu seu blog: "FANTASMA BRASIL"?
Sabino: O blog “Fantasma Brasil” nasceu de uma necessidade de se encontrar histórias do Fantasma em português na Internet, que eram muito poucas.

Chuti - Como colecionador, quantos gibis você tem e o que acha  da fase atual do Fantasma na Editora Dynamite e do artista brasileiro Eduardo Ferigato?
 
Sabino: Infelizmente quando me casei, minha mãe acabou se desfazendo da minha coleção de mais de 1600 gibis - atualmente até pela questão de espaço para guardar, estou mais seletivo e não compro tudo que eu gostaria - e não tenho mais que uns 400 gibis.

Quanto ao Fantasma da editora Dynamite, eles publicaram um Fantasma de acordo com as condições do mercado e dos leitores de hoje. E se não fosse assim, nenhuma editora e nenhum personagem poderia sobreviver - e por isso ficou muito diferente do Fantasma de Lee Falk.
Agora o Eduardo Ferigato, é um desenhista muito promissor e com certeza deve fazer uma boa carreira - a única coisa a lamentar, é que essa carreira seja lá no exterior pela falta de oportunidade no mercado de quadrinhos nacionais.

Eduardo Ferigato, o desenhista da serie "O Ultimo Fantasma" da editora americana Dynamite.

The Last Phantom (O Ultimo Fantasma) da editora Dynamite.

Chuti - O que você espera do filme "Mandrake" que deve chegar às telas em breve?
Sabino: Como fã do Mandrake, espero que os produtores façam um filme que seja fiel à obra de Lee Falk - os recursos tecnológicos de hoje facilitam para que isto aconteça.


Chuti - Você poderia nos deixar uma mensagem para os fãs do seu blog e os amigos do "Chutinosaco" sobre o futuro do "Fantasma"? 
Sabino: Bem, eu gostaria de deixar um agradecimento a todos os amigos que acompanham o blog “Fantasma Brasil” e os amigos que acompanham o blog “Chutinosaco” - pois foi através do apoio de todos que consegui levar a frente está ideia de colocar scans em português do Fantasma na grande rede e espero contar com a ajuda de todos para levar o blog à frente por muito tempo - pois o meu objetivo é estar divulgando a obra de Lee Falk e o Fantasma - que trás para o mundo uma mensagem tão bonita de justiça, igualdade entre os homens, neste mundo tão necessitado de paz e harmonia.
Com relação ao futuro do Fantasma, espero que os novos roteiristas tenham criatividade, liberdade para escrever, mas que conservem a essência do personagem, como foi idealizado por Lee Falk. 

Chuti: Mais uma vez, muito obrigado pela atenção... vamos ver se fazemos um "Gibi Virtual" conjunto do "Fantasma Brasil" e do "Chutinosaco" com as primeiras e melhores histórias deste grande personagem, ok?
Sabino: Muito obrigado Luiz, por esta oportunidade - e vamos sim - fazer esta edição do “Gibi Virtual” em conjunto, que será algo muito legal!










          






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...