sábado, 23 de janeiro de 2016

CURIOSIDADES SOBRE O FANTASMA

A TROMBETA DE ROLANDO


Fig. 01 - A primeira aparição da Trombeta de Rolando em 1962. Na aventura: "O Roubo da Caverna da Caveira".

Olá amigos, aqui estamos com mais um “Curiosidades sobre o Fantasma", e desta vez falando sobre um dos preciosos objetos da Sala do Tesouro Maior: A Trombeta de Rolando.

Lee Falk mencionou pela primeira vez alguns dos itens de valor inestimável armazenados na sala do Tesouro Maior em uma história de 1954-1955, “O Roubo da Taça”, em I960 com A Taça de Diamantes de Alexandre.
Este foi o primeiro grande tesouro mencionado, a Taça de Diamantes de Alexandre , o Grande.
O que surpreende é que Lee Falk, em vez de expandir o tema da Sala do Tesouro Maior, só citou novamente essa interessante tema na aventura: "O Roubo na Caverna da Caveira" em 1962.

na história seguinte; mais cinco tesouros foram revelados; incluindo a Trombeta de Rolando (Os outros novos tesouros foram: a Espada Excalibur do Rei Arthur, a Serpente Mumificada que Cleopatra usou para se suicidar, a Coroa de Louros que Marco Antonio ofereceu a Julio César e a Poção de amor de Tristão e Isolda.
Conforme o tempo passava, foram acrescentadas muitas histórias em que alguns dos itens da Sala do Tesouro Maior foram citados.
A Trombeta de Rolando foi citada em um inúmeras ocasiões: "O Povo de Ouro". na história de 1.971, "A Peruca" (Em que Trombeta de Rolando foi chamada de "Chifre de Marfim), Na aventura “A Boa Marca do Fantasma”, também em 1971- 72, "O Tesouro do Fantasma" em 1973-74. e em "A Proposta", em 1977.


Fig. 02 - A trombeta é vista na aventura: "A Peruca".


Fig. 03 – Em a “A Taça de Diamante de Alexandre!, página dominical de 1984-1985. Note-se que a trombeta tem uma nova posição na sala do tesouro maior.



Fig. 04 - Na aventura: "O Fantasma Cowboy" de 1994, observamos que o primeiro quadro da tira onde o Fantasma aparece com outro personagem, foi adaptada por outro artista da cena desenhada por Sy Barry da fig. 03 acima. 



Por alguma estranha razão, a Trombeta de Rolando foi mencionada como: “A Trombeta de Marfim de Rolando', 'A Trombeta de Marfim e o Chifre de Rolando'. Lee Falk claramente tinha uma paixão por estes grandes guerreiros, porque ele cita também: A Espada de Durandal, entre os artefatos na sala do Tesouro Maior!


Fig. 05 - A segunda aparição da Trombeta de Rolando em 1969 na história “O Povo de Ouro".

Rolando foi um cavaleiro, e guerreiro renomado que serviu ao rei Carlos Magno da França.
A segunda menção da Trombeta de Rolando apareceu em 1969 na história do "Povo de Ouro", descrita como, “A Trombeta de Marfim de Rolando”), que também foi citado na história com Carlos Magno. Rolando participou de muitas  grandes batalhas em nome do rei Carlos em suas conquistas europeias, além da sua aptidão de luta, ele era famoso por sua trombeta de marfim de sinalização, um instrumento primitivo que permitia se comunicar através de grandes distâncias e que produzia um ruído poderoso que tinha a fama de deixar mesmo os animais selvagens como criaturas dóceis e em muitas ocasiões, aterrorizar seus inimigos.
Depois de sua morte, uma lenda surgiu que sugeria que a trombeta possuiria poderes mágicos?
Isto é simplesmente um mito. Se fosse verdade, Rolando teria feito uso deste poder para evitar sua morte e de seus cavaleiros na batalha do ano de 778, na Espanha nas mãos de os sarracenos! Assim, o lendário, Rolando e seus homens morreram nesta batalha, porque ele era muito orgulhoso para pedir ajuda (o que vai contra o roteiro da história da edição que será publicada no blog Fantasma Brasil).
Seja qual for a verdade sobre Rolando e sua famosa trombeta de sinalização, a lenda que se criou após a sua morte se espalhou tão rapidamente que até o ano de 1100. havia muitas peças de teatro e apresentações musicais escritas e compostas sobre a trágica batalha de 778. Curiosamente, um dos amantes da lenda de Rolando foi a romancista Inglêsa, Dorothy Sayers (1893 * 1957), que tornou-se famosa pelos 16 romances escritos em torno de sua criação, "Senhor Peter Wimsey" e muitos dramas religiosos - e famoso por traduzir muitos dos épicos no início de carreira dedicados a Rolando
Pelo que sei, nenhum roteirista criou uma história em quadrinhos dedicado à vida e os tempos de Rolando, mas tais personagens têm aparecido em uma série de filmes épicos, produções especialmente na europa e tem havido uma série de personagens vagamente baseados em Rolando em revistas de  quadrinhos.
Me pergunto, será que com essa história em torno de Rolando, não faria Lee Falk também se apaixonar por estes personagens da cavalaria da idade média?!

E NÃO PERCAM NA PRÓXIMA SEMANA A POSTAGEM DA AVENTURA: A TROMBETA DE ROLANDO, NUMA TRADUÇÃO DO BLOG FANTASMA BRASIL!








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...