sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

80 ANOS DO FANTASMA

ENCONTROS POSSÍVEIS


O querido amigo Sabino me honra com o convite para escrever um pequeno artigo referente aos 80 anos do nosso personagem favorito. Mas sobre o que escrever? Afinal, já se falou tanto no Fantasma, e o blog Fantasma Brasil se mostra uma verdadeira enciclopédia sobre ele, que fica difícil pensar em um tema diversificado. Então resolvi escrever sobre crossovers envolvendo o Fantasma e outros heróis.
            Os encontros do Fantasma com o Mandrake (de certa forma, seu “irmão mais velho”) já se tornaram comuns, mas tirando algumas edições obscuras, nós nunca o vimos interagindo com outros heróis e personagens, digamos, top de linha. Depois de pensar um pouco, resolvi brincar com a situação e imaginar alguns desses encontros possíveis (e que fazem o sonho de muitos fãs) que já foram ilustrados em diversas artes de fãs. Vamos soltar a imaginação a partir de algumas dessas imagens, mas lembre-se, leitor: são ideias iniciais que podem converter-se em fanfics ou não.


                                                                   Superman
Acho que todo mundo gostaria de ver um encontro entre o Fantasma e o Superman.
Existe inclusive uma fanfiction (já publicada pelo Fantasma Brasil e que pode ser lida AQUI) que mostra esse encontro, mas confesso que não me agradou o tratamento dado aos personagens, que não se parecem muito com o que conhecemos deles. Não acho que eles iriam entrar em conflito.
Creio que Superman veria no Fantasma um pouco de um certo amigo com o qual vive se estranhando, mas por quem nutre um respeito declarado.
Por sua vez, o Fantasma entenderia estar diante de alguém que tem bom coração, sendo muitas vezes ingênuo.
Caso tivessem de enfrentar um perigo em comum, o Fantasma com sua experiência seria o suporte para que o poder do Superman fosse bem direcionado.




Predador
           
Essa é uma das brigas que daria gosto ler. Imaginem só o maior caçador do universo, que já deu trabalho pra heróis do porte de Batman e Superman, solto na Floresta Negra atrás da presa de maior valor: o Homem que não pode morrer!
            Seria plausível levando em conta que o Predador fez sua estreia cinematográfica em um história ambientado justamente na selva, havendo publicações em quadrinhos nas quais ele enfrenta até mesmo uma gigantesca ursa defendendo a cria!
            Existem algumas aventuras do Fantasma nas quais ele enfrenta ameaças alienígenas (“O teste”, “O Gigante azul”, entre outras), tendo inclusive deixado sua marca no rosto de alguns invasores. Essa sua fama poderia ser motivo para que os Predadores resolvessem caçá-lo?
            Para enfrentar uma ameaça desse tipo, nosso herói teria de valer-se de toda a experiência acumulada em mais de quatrocentos anos.
            Cena que seria demais: ao consultar as crônicas, o Fantasma descobre que um antepassado já havia enfrentado uma criatura semelhante e seu capacete está na Sala do Tesouro Maior!


                                                         Aliens
           
E já que estamos falando de alienígenas, não dá pra deixar de fora o mais assustador dos aliens do cinema!
            Diferente do Predador, o Alien é quase totalmente guiado pelo instinto, o que poderia ser o elemento complicador para o nosso herói. Quem sabe aqui não caberia uma ajudinha de Hzz? Talvez fosse o único com força e resistência suficientes para parar a fúria do Alien.














                                                     Khan (Star Trek)

           

Essa eu confesso que é total piração da minha cabeça! Se você é um fã de Star Trek (como eu sou) sabe que o maior inimigo enfrentado pela tripulação do Capitão Kirk foi Khan, um homem do século 20, fruto de manipulação genética que o convertem no que se poderia chamar de homem superior, um ditador forçado a fugir do planeta e que ficou em animação suspensa numa nave até ser encontrado em pleno século 23! O personagem foi interpretado por Ricardo Montalban (“Space Seed”, episódio da série de TV exibido em 16/02/1967; “Star Trek II: The Wrath of Khan”, filme de 1982) e por Benedict Cumberbatch (“Star Trek: Into darkness”, 2013).
            E por que um encontro dele com o Fantasma seria interessante? Ora, seu nome completo é Khan Noonien Singh! Imaginem Khan dando de cara com o Fantasma em pleno século 23 e dizendo surpreso “Você!?”


                                                                   Batman
           

Me arrisco a dizer que esse é “O” encontro que todos gostariam de ver! Eu mesmo estou rascunhando uma fanfic em que o Fantasma viaja até Gotham City para investigar um crime e lá se encontra com o Batman.
           
As semelhanças entre os dois são imensas, e às vezes beiram o plágio. Quem acompanha as histórias do Fantasma já deve ter ouvido falar que a ideia inicial de Lee Falk era que o herói tivesse como identidade secreta o milionário Jimmy Wells, ideia que depois abandonou e que aparece integralmente na figura de Bruce Wayne.
            Em muitas histórias do Batman há a ênfase de que alguns creem que ele é mais uma lenda urbana do que um homem de carne e osso, o que também é lugar comum nas histórias do Fantasma.
            Alguns já apontaram que a animação “Batman Beyond” (Batman do Futuro, no Brasil) é uma cópia de “The Phantom 2040”, e a verdade é que diversos elementos das duas séries coincidem.
            Recentemente, um trailer do filme “Batman vs. Superman” deixou subentendido que Batman marca os criminosos, o que remete diretamente à Marca da Caveira.
            Até mesmo um juramento semelhante ao da caveira já apareceu nas histórias do Batman.
           
Seja como for, o encontro desses dois é pura e simplesmente algo imprevisível.
Eles têm motivos para se estranharem? Sim. Batman pode ficar incomodado com o fato de o Fantasma usar armas, algo que detesta (embora originalmente o personagem também usasse pistolas), e vê-lo mais como uma ameaça, afinal Batman é obcecado. Se o encontro se der em Gotham, Batman terá motivos para querer esse sujeito fora da “sua” cidade.
Por sua vez, o Fantasma tem grande orgulho de sua tradição e não veria com bons olhos alguém se colocando em seu caminho, pois já vimos que ele pode ser tão obcecado quanto o morcegão.
Eles têm motivos para tornarem-se aliados? Com certeza! São dois homens com um forte senso de justiça, que caminham na tênue linha que separa o fazer o certo com o tomar a justiça nas próprias mãos. Em certa medida, ambos compartilham da mesma origem e fazem o que fazem pelo mesmo motivo: alguém tem que fazer a diferença em um mundo onde os fortes e poderosos se acreditam acima do bem e do mal.
Na interpretação que faço do Batman, ele tem dúvidas quanto à relevância de sua missão, da mesma forma que o Fantasma por vezes se questiona quanto ao que faz.

Tantas possibilidades
            Para que esse texto não fique maior do que já está, vamos parando por aqui. São tantas as possibilidades de crossovers que ficaram de fora, seja pela questão do espaço, seja por eu não conhecer tanto de alguns personagens para pensar sobre um possível encontro do Fantasma com eles. Sem contar as ideias que eu mesmo tenho sobre encontros do Fantasma com personagens como Lanterna Verde, o Thor, o Flash, Hulk, etc.
            Espero que esses encontros ganhem existência real, seja em quadrinhos oficiais ou em histórias criadas por fãs.
            Que a Boa Marca esteja com vocês.
Glaucio Cardoso

Para dar algumas ideias a vocês que nos leem, eis algumas imagens que ficaram de fora.















               

Quero agradecer ao amigo e colaborador, o professor Gláucio Cardoso pela sua participação com este belo texto, em comemoração aos 80 anos do Fantasma.

Sabino


     



     





SEDIÇÃO EM BARONKHAN – 008

Clique sob a tira para uma resolução maior.

Tradução e Diagramação: Gláucio.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...