quinta-feira, 28 de julho de 2016

GRANDES HERÓIS DA VIDA REAL - 2

Nos dias atuais, é comum vermos mulheres que se destacam graças a seu talento e á sua capacidade de trabalho em áreas até então reservadas apenas aos homens.
Mas em outros tempos, isso era quase impossível de acontecer. Afinal de contas, como rainhas do lar, era bem difícil entrar para a história... Apesar disso algumas mulheres conseguiram essa façanha.

MADAME CURIE


Eles se conheceram em 1894. Ele Pierre Curie, cientista francês; ela, jovem estudante polonesa, Marie Skolodvska. As afinidades profissionais aproximaram os dois que logo se casaram. Já que decidiram assumir as duas responsabilidades: cuidar da família e seguir a carreira cientifica.


Pierre Curie e Marie Scolodvska, dois jovens e  promissores cientistas.

Juntos, montaram um pequeno laboratório onde faltava tudo. Mas foi ali que Marie iniciou suas pesquisas com o Urânio (minério radioativo), que despertaram a atenção do físico francês, Henry Becquerei, professor da Universidade de Sorbone, que lhe cedeu um minúsculo laboratório gelado no inverno e sufocante no calor. Foi então que Pierre, fascinado pelas pesquisas da esposa, juntou-se a ela, abandonando seus próprios estudos sobre os cristais.


Pierre abandonou seus próprios estudos e juntou-se a Marie na pesquisa de elementos radioativos.

Um dia, ao examinarem a radioatividade do Urânio, descobriram a existência de dois novos elementos: o Polônio mil vezes mais radiativo que o Urânio (assim batizado em homenagem à terra de Marie, a Polônia); e o segundo e mais importante elemento, o Rádio, um milhão de vezes mais radiativo que o Urânio.

O RÁDIO

O minério é um pó branco que lembra o sal de cozinha (Cloreto de Sódio, NaCl), mas que é capaz de façanhas incríveis: alguns miligramas de rádio tem a luminosidade suficiente para que se possa ler; queima placas fotográficas virgens através do papel preto (onde a luz não penetra); colore de violeta os recipientes de vidro etc.
Mas sua maior proeza é devido a sua utilização no tratamento de doenças até então consideradas incuráveis, pois a partir de sua descoberta foi possível a invenção do aparelho de Raio X.
Doenças como a Tuberculose, a Pneumonia, o Câncer, passaram a ser tratadas. E anos depois surgiria a Energia Atômica, que sem a descoberta do Rádio não teria sido utilizada.

A FAMA

Depois de descoberto o Rádio, Marie passou mais de quatro anos tentando isola-lo, para que a comunidade cientifica o reconhecesse oficialmente e suas propriedades pudessem ser utilizadas. Era preciso definir seu peso atômico. Isso foi obtido após 45 meses de incansável trabalho.
Apesar da pobreza, e do sonho do casal de um dia possuir um laboratório próprio, o casal se recusou a registrar a patente que lhes daria uma porcentagem do processo de  extração e enriquecimento do Rádio em qualquer parte do mundo.
“Se nossa descoberta tem futuro comercial é puro acidente, do qual não devemos tirar proveito; a patente seria contrária ao espírito cientifico,  depois o Rádio vai ser de incalculável utilidade do tratamento de doenças. Impossível procurar lucro com isso.”
Em abril de 1906, Pierre foi atropelado por uma carruagem e morreu. Saudosa de seu companheiro, Marie morreu em vida e só voltou a viver quando aceitou o convite para substituir Pierre em sua cátedra, feito pela Faculdade de Ciências por unanimidade. Vitória! Era a primeira vez que uma mulher lecionaria em Sorbone.
Durante a I Guerra Mundial, Marie se dedicou ao feridos, empenhando-se em obter material de Raio X  junto as mineradoras e laboratórios. Ela precisava localizar de modo preciso balas e estilhaços de granada no corpo dos feridos. Trabalhou diversas vezes no front, sem nunca queixar-se do efeito nocivo dos raios X sobre sua saúde. Examinou mais de 1 milhão de feridos. Era uma mulher de muita fibra.


Madame Curie (segunda a direita) durante a I Guerra, treinando enfermeiras nas técnicas de radiografia.

Madame Curie fez várias viagens. Esteve no Brasil, no Rio de Janeiro, onde realizou conferências. De volta a França, morreu aos poucos. E por ironia do destino, vitima do mesmo Rádio que tantas vezes restaura a saúde de tantos homens e mulheres condenados.
Afinal de contas, foram 35 anos respirando Rádio, nos tempos das pesquisa, sem conhecer os riscos e perigos oferecidos por este material. Mas, temos a certeza, se ela pudesse escolher o tipo de morte, teria escolhido este: morrer por uma causa a que dedicara os melhores anos de sua vida em ajudar a humanidade.


Madame Curie, uma grande heroína da vida real.

FANTASMA – ADEUS À FLORESTA NEGRA – 037

E voltando ao Tibete, encontramos o Espírito que Anda e seu filho Kit que se aproximam das montanhas do Himalaia *...

Clique na imagem para uma resolução maior

Tradução e diagramação: Glaucio.

*O Himalaia, Himalaias ou Cordilheira do Himalaia é a mais alta cadeia montanhosa do mundo, localizada entre a planície indo-gangética, ao sul, e o planalto tibetano, ao norte. A cordilheira abrange cinco países (Índia, China (que inclui Tibete), Butão, Nepal e Paquistão) e contém a montanha mais alta do planeta, o Monte Everest. O nome Himalaia vem do sânscrito e significa "morada da neve". Os Himalaias espalham-se, de oeste para leste, do vale do rio Indo ao vale do rio Bramaputra, formando um arco de cerca de 2500 km de extensão e com uma largura variando de 400 km no oeste, na região da Caxemira -Tibete, a 150 km no leste, na região do Tibete-Arunachal Pradesh.

Nota do editor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...