quarta-feira, 21 de março de 2018

GRANDE HERÓIS DA VIDA REAL


JOANA D’ARC

A França e a Inglaterra foram protagonistas do mais longo conflito da  história: A Guerra dos Cem anos. De 1353 a 1453, os dois países se digladiaram pela conquista de terras. Quando Henrique V, rei da Inglaterra, morreu, metade da França pertencia a coroa inglesa.
Foi nessa época que surgiu Joana D’arc, jovem filha de camponeses. Profundamente religiosa, Joana, segundo suas próprias declarações, ouvia vozes e tinha visões que interpretou como uma ordem divina: seu destino era lutar pela libertação da França.
Assim, partiu de sua aldeia (Domrémy) com a firme intenção de falar com o rei Carlos VII que, devido ao conflito, ainda não tinha sido coroado. Em fevereiro d 1429, chegou a Chinon, onde reconheceu o rei entre as diversas pessoas reunidas na Corte e anunciou-lhe sua missão: “libertar a França e coroá-lo herdeiro do reino da França.

UM EXÉRCITO E UMA ESPADA

Após minucioso exame da questão por parte das autoridades da Igreja, e depois de suportar com serenidade as chicotas dos militares que riam de suas visões, Joana conseguiu o que queria: um exercito e uma espada. Montada num cavalo branco, vestida com uma armadura branca e empunhando uma espada da mesma cor – que simbolizava sua pureza – partiu à frente de seus homens em direção à cidade de Orleans, cercada pelos ingleses.



 No dia 8 de maio, os inimigos levantaram o cerco, abrindo caminho para que O rei Carlos VII pudesse finalmente ser coroado em Reims, onde foi sagrado em 1417. Estava assim cumprida uma parte de sua nobre missão, mas outras vitórias vieram.
Seus comandos a seguiam com quem segue um chefe enviado por Deus. Seus triunfos deram um novo alento à França e aos franceses.

SANTA JOANA

Porém, no dia 23 de maio de 1430, após mais uma batalha, Joana foi perseguida pelo inimigo e aprisionada num castelo por traidores franceses, que a venderam ao exército inglês. Quase um ano depois, em Ruen, foi julgada como bruxa e herege por um bispo francês, partidário dos ingleses. A nação que ela ajudara a libertar agora se cobria de vergonha diante de tal traição.
Condenada à fogueira, Joana foi queimada viva em praça publica no dia 30 de maio de 1431. 


Mas sua morte, ao contrário do que imaginavam os ingleses, não esmoreceu os franceses: quando a guerra dos cem Anos terminou, a França havia conquistado de volta todos os seus territórios tomados pelo inimigo.


Vídeo: O Fantasma da DC


https://www.youtube.com/watch?v=wwjxW0kXZM0&t=525s


Caro fã do Fantasma. Assista agora mesmo esse vídeo do canal Fantasma Brasil (clique no ícone acima), e veja os argumentos do Gláucio Cardoso, ao palpitar que a série de 13 edições do Fantasma, produzida pela DC, (e publicada aqui pela editora Globo), chega aos mesmos níveis das maiores obras primas dos quadrinhos. Será que ele está certo? Deixe seu comentário, no youtube mesmo, logo após assistir o vídeo.

O INVENTO FANTÁSTICO



SCAN: ZORRO

ACERTO DE CONTAS COM O NÔMADE – 016

Clique na tira para visualizar em tamanho maior

Tradução e diagramação: Glaucio


HUMOR VIII


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...